SSC Tuatara promete superar recorde mundial de velocidade máxima

Texto: Miguel Policarpo
Data: 14 Agosto, 2018

A versão de produção do SSC Tuatara vai estrear em Pebble Beach e promete deixar os visitantes do evento californiano boquiabertos: a marca garante que o hiperdesportivo vai superar o recorde mundial de velocidade máxima de automóveis de produção.

Sete anos depois de apresentar o projeto, a SSC vai finalmente revelar a versão de produção do Tuatara, escolhendo o Monterey Car Week como o palco de revelação do hiperdesportivo. Não são conhecidos detalhes sobre esta “máquina”, mas ficamos desde já impressionados com a ambição da marca, que sublinha que o Tuatara será “um hipercarro da próxima geração, que ostenta um coeficiente de arrasto inigualável, características de controlo ao nível de pista e uma velocidade máxima projetada para superar facilmente o recorde mundial atual”.

Relembramos que esse recorde – de 447.19 km/h – pertence ao Koenigsegg Agera RS. O SSC Tuatara conseguirá, portanto, exceder essa velocidade. E facilmente, segundo a companhia, que justifica a ausência prolongada do hiperdesportivo pelos “anos de engenharia metódica” investidos no projeto. O objetivo é oferecer níveis de desempenho incomparáveis.

O projeto anunciava um motor V8 twin-turbo capaz de desenvolver 1350cv de potência e de atingir os 1733 Nm de binário, sendo que a SCC indicou, inclusivamente, que este bloco conseguiria produzir mais de 1700cv. Esperamos por Pebble Beach para conhecer todas as especificações do Tuatara.