Sony Vision-S tras andar

Publicidade

Sony Vision-S apresentado no CES 2020. Não, não é uma nova consola…

Texto: Redação
Data: 7 de Janeiro, 2020

Que a Sony fabrica consolas de jogos e smartphones, não será novidade para ninguém; mas… carros?! Nós também não acreditámos, mas a verdade é que o Sony Vision-S acaba de ser apresentado no CES 2020!

O anúncio deixou meio-mundo boquiaberto: a multinacional japonesa Sony está a desenvolver um automóvel, de propulsão exclusivamente elétrica, cujo protótipo tem a designação de Vision-S.

Numa altura em que são vários os gigantes tecnológicos a querer entrar no sector automóvel, a Sony deu a conhecer, na edição deste ano da Consumer Technology Show que decorre em Las Vegas, EUA, aquele que promete ser o primeiro automóvel da sua história. Garantindo, desde logo, que não se trata de um mero devaneio ou estudo, mas é algo para concretizar!

Primeiro automóvel na história da tecnológica japonesa, o Sony Vision-S apresenta, inclusivamente, um novo e específico logótipo
Primeiro automóvel na história da tecnológica japonesa, o Sony Vision-S apresenta, inclusivamente, um novo e específico logótipo

Vision-S, ou a fusão entre tecnologia e criatividade

“Nós acreditamos que a evolução da mobilidade tornará os automóveis também um espaço de entretenimento. Motivo pelo qual pretendemos acelerar os nossos esforços, de forma a podermos contribuir para o futuro da mobilidade”, afirmou o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida.

Já no site criado especificamente para dar a conhecer o Vision-S, a tecnológica avança que o automóvel será também “a fusão entre a tecnologia e a criatividade da Sony”. O que, diga-se, também explica o nome Vision-S…

Um saloon de quatro lugares… elétrico

Desvendado naquelas que são as primeiras imagens, o Sony Vision-S assemelha-se a um misto de Tesla Model S e Porsche Taycan, com traseira a fazer lembrar um Audi A7… e jantes de 21 polegadas!

Com um design exterior a fazer lembrar algumas das propostas elétricas mais marcantes do mercado, o Sony Vision-S parece ter tudo para cativar
Com um design exterior a fazer lembrar algumas das propostas elétricas mais marcantes do mercado, o Sony Vision-S parece ter tudo para cativar

Já em termos de dimensões, o primeiro automóvel da multinacional nipónica anuncia-se mais curto e estreito que o saloon da Tesla, mas também cerca de 20 mm mais alto.

Já no interior do habitáculo, o Vision-S promete uma habitabilidade para quatro ocupantes, condutor incluído, os quais terão à sua espera um ambiente minimalista. Marcado, desde logo, por um enorme ecrã digital disposto ao longo do tablier e que integra, não só um painel de instrumentos 100% digital, como um generoso ecrã táctil a partir do qual será possível interagir com os mais variados sistemas a bordo.

Ainda neste enorme visor, dois ecrãs mais pequenos nas extremidades, a exibirem as imagens captadas pelas câmaras que substituirão os tradicionais retrovisores exteriores.

Uma espécie de Playstation sobre rodas?…

Embora possa parecer uma brincadeira, a verdade é que a Sony assume, desde já, pretender aproveitar muito do desenvolvimento feito pelos diferentes departamentos da companhia, para integração no Vision-S.

Num interior minimalista e naturalmente marcado pela tecnologia, o Sony Vision-S promete assumir-se também como um pólo de entretenimento, graças à experiência da tecnológica neste domínio
Num interior minimalista e naturalmente marcado pela tecnologia, o Sony Vision-S promete assumir-se também como um pólo de entretenimento, graças à experiência da tecnológica neste domínio

Assim, garantido desde já está que o modelo contará com um sistema de som específico, denominado “360 Reality Audio”, que permitirá a cada um dos ocupantes, dispor da sua própria saída de som. Ao mesmo tempo que o sistema de infoentretenimento, preparado tal como o carro já para o 5G, integrará sistemas de streaming e gaming  – ora aí está a Playstation!… – capazes de tornar qualquer viagem um momento de puro divertimento.

De resto e para que a Segurança não seja posta em causa, a Sony assegura que o Vision-S surgirá equipado com Nível 2 de condução autónoma, graças também à integração de um total de 33 sensores e câmaras – desde câmaras 360 graus a sensores ultrassónicos, do sistema LIDAR até diversos sistemas de monitorização da condução. Basicamente, o futuro…

Dois motores de 200 kW

Finalmente e quanto à propulsão, a Sony tem vindo a trabalhar com a austríaca Magna Steyr, no sentido de desenvolver um sistema de propulsão elétrico à medida deste saloon.

Com dois motores elétricos de 200 kW, o primeiro automóvel da Sony anuncia uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos
Com dois motores elétricos de 200 kW, o primeiro automóvel da Sony anuncia uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos

No entanto e segundo as informações entretanto divulgadas, a Sony prevê que o Vision-S opte por um sistema propulsor de dois motores elétricos de 200 kW, colocados sobre os eixos, e com as respetivas baterias, de capacidade para já desconhecida, dispostas sob o solo.

Ainda de acordo com os responsáveis do projeto, o Sony Vision-S agora apresentado no CES 2020, deverá, assim, ser capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em qualquer coisa como 4,8 segundos, fixando como velocidade máxima os 240 km/h.

Por divulgar, fica, no entanto, a autonomia.