O smart #1 celebrou os 25 anos da marca que agora se reinventa para liderar nos novos tempos da mobilidade e para responder às novas expetativas dos consumidores. A configuração Crossover, a aparência inconfundivel, plena de personalidade, o amplo espaço interior e a dinâmica apaixonante marcam em definitivo o smart #1 cuja autonomia pode chegar aos 440 km.
O smart #1 não é, apenas, um automóvel inteiramente novo: é uma proposta em muitos aspetos inovadora.
Os propósitos que estiveram subjacentes ao nascimento da smart, há 25 anos, estão agora refletivos com enorme clareza no smart #1, o primeiro automóvel da “nova geração” smart, agora detida pela Mercedes-Benz e pela Geely.
A primeira é responsável pelo design, distinguido com diversos prémios internacionais, e pelos detalhes premium que identificamos no exterior e do interior. Já a Geely é um dos maiores grupos industriais da China, tendo a seu cargo toda a componente tecnológica.
Cavas de rodas bem marcadas e proteções plásticas nas zonas inferiores conferem à carroçaria de 4,27 metros de comprimento uma aparência arrebatadora, que nos desafia para a aventura.
Bem-estar a bordo
O espírito jovem e aventureiro causa impacto. Algo que se repete no interior marcado pela qualidade dos materiais e pela decoração alegre sublinhada pelo tejadilho panorâmico que deixa passar muita luz, contribuindo para uma sensação de bem-estar que apenas encontramos nos automóveis de luxo.
Já o piso totalmente plano permite ao smart #1 oferecer muito espaço para três adultos na traseira. Para maior conforto a inclinação das costas pode ser ajustada individualmente, sem prejudicar a capacidade da bagageira, que chega aos 323 litros. O plano de carga é elevado, mas está bem alinhado com o piso, o que facilita a arrumação mesmo de objetos mais volumosos.
Os mais longos podem utilizar o recorte dedicado nas costas do banco e estas podem rebater 40:60, proporção pela qual é possível mover o banco posterior para aumentar a capacidade da mala. Funcionalidade e versatilidade que reforçam a vocação familiar e fazem do smart#1 o companheiro imprescindível dos amantes dos desportos de natureza que têm que transportar equipamentos volumosos.
Concebido e amadurecido em plena época digital, o smart #1 conta com uma dotação tecnológica de referência ao nível da segurança, apoio à condução e conectividade.
Destaque desde logo para a possibilidade de espelharmos no ecrã central as funcionalidades do nosso smartphone e para a gama ampla de serviços conectados, com as atualizações a serem realizadas de forma automática (over the air). Tecnologia inteligente e a pensar no utilizador, preocupação testemunhada pelo facto de grande parte das funcionalidades ser acionada a partir dos botões no volante – volume do rádio, computador de bordo e cruise control – enquanto as restantes são selecionáveis diretamente no ecrã central de 12,8’’.
Dependendo das linhas Pro, Pro+, Pulse, Premium e Brabus, o smart #1 pode estar equipado com assistência de voz inteligente, a câmara surround com o sistema de som Beats, head-up display, óticas Matrix CyberSparks LED+ ou assistente de estacionamento automático.
Diversão AO VOLANTE
O smart #1 utiliza um motor elétrico com 272 cv e 343 Nm de binário instantâneo, valores que lhe permitem acelerar até aos 100 km/h em 6,7 segundos. A resposta ao acelerador imediata, a direção precisa (o nível de assistência depende do programa de condução) e a correta a afinação da suspensão garantem uma condução divertida e elevados níveis de conforto.
Com 66 kWh de capacidade (62 kWh úteis), a bateria do smart #1 promete 440 km de autonomia. Num carregador de corrente contínua com 150 kW é possível repor 80% da capacidade da bateria em meia hora (três horas e meia num posto de 22 kW).
Utilizando a aplicação Hello smart é possível manter o contacto com o smart #1 independentemente do local onde se encontrar e assim controlar o carregamento AC ou monitorizar a utilização do veículo à distância. É igualmente possível gerar uma chave digital e partilhá-la de forma simples e flexível com até cinco utilizadores.
Para os mais exigentes a smart tem um “bom-bom” que dá pelo nome de BRABUS, que soma ao motor traseiro de 272 cv um segundo motor de 156 cv. Tão importante quanto a potência combinada de 428 cv (584 Nm), é a tração integral que permite explorar de forma mais eficaz todo o vasto potencial desportivo desta versão, que fica bem traduzido na aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
Herdeiro do espírito inovador que ditou o surgimento da smart, há 25 anos, o smart #1 transporta a marca para uma outra dimensão, deixando clara a forte ambição subjacente a este projeto no qual a Mercedes-Benz e a Geely colocaram grande empenho e todo o saber que possuem.
O smart #3, que aqui traremos em breve, prossegue o mesmo rumo.