Publicidade

Skoda Vision X é um olhar para o futuro

Texto: Nuno Fatela
Data: 5 de Março, 2018

Demonstrar as futuras apostas da marca checa no que se refere às tecnologias é um dos objetivos primordiais do Skoda Vision X. Além disso, ele mostra os principais traços de um terceiro modelo para a gama SUV do fabricante do leste europeu.

Como ontem referimos, ao falar daquele que foi o primeiro concept do mundo, os protótipos servem habitualmente para mostrar futuras tecnologias, uma linguagem de design ou revelar os traços de modelos de produção que estão prestes a chegar. No caso do Skoda Vision X, esta novidade agora apresentada cumpre integralmente estes requisitos. Isto porque ele revela como será o terceiro SUV da gama da marca e, simultaneamente, adiciona novas tecnologias tanto no habitáculo como nas motorizações.

O fabricante do leste da Europa explicou que o Skoda Vision X transposta a linguagem estilística já utilizada nos seus SUVS, o Karoq e o Kodiaq, para uma nova faixa do mercado. Por isso tem a função de indicar o que se poderá esperar de uma terceira aposta da marca nesta área do mercado de crescente importância. E como o fabricante tem grande ligação à Boémia (onde fica a sua fábrica de Mlada Boleslav), vai novamente introduzir os cristais neste modelo, enfatizando um material em que esta região da República Checa é especialista. Esta é uma fórmula já antes utilizada pela Skoda para destacar as suas raízes, por exemplo introduzindo punhos da alavanca da caixa de velocidades e outros acabamentos interiores em cristal.

Além do design, este SUV serve também para indicar futuras tecnologias que serão introduzidas nos modelos de produção da marca. Por isso pode-se ver em estreia no Skoda Vision X um novo ecrã tátil de generosas dimensões que será o “ponto de contacto” entre homem e máquina para um novo conceito de infotainment e conetividade. Também na mecânica o caráter inovador deste protótipo fica bem patente. Isto porque o Skoda Vision X integra uma revolucionária combinação híbrida que junta um motor turbo de quatro cilindros a gás natural comprimido e um propulsor elétrico. Enquanto não são conhecidas as especificações, ao nível de potência, consumos e emissões, a marca vai já adiantando que esta solução se destaca pelos reduzidos níveis de gases poluentes emitidos para a atmosfera e os baixos gastos com combustível que vai oferecer.

 

Artigo atualizado a 08.03. Foram retiradas as referências ao posicionamento no mercado, por impossibilidade de garantir que ele estará colocado efetivamente entre os atuais Karoq e Kodiaq.