Skoda Vision RS mostra um futuro ecológico

Texto: Nuno Fatela
Data: 1 Outubro, 2018

Depois de uma intensa campanha de promoção, com vários teasers, surgem agora as primeiras fotos oficiais do Skoda Vision RS, que mostra o caminho para um futuro mais amigo do ambiente por parte da marca checa 

Como praticamente todos os grandes fabricantes que operam no espaço europeu, também a Skoda está já a preparar uma gama de modelos de menor impacto ambiental. Mas com o novo Skoda Vision RS concept, que agora surge pela primeira vez em fotos oficiais, a marca checa mostra que a sua preocupação com o ambiente vai ainda mais longe. Para isso, este modelo com revelação oficial no Salão de Paris reutiliza materiais para diversos locais e também mostra um novo processo de pintura mais evoluído.

 

Motorização ecológica

O Skoda Vision RS Concept recorre a uma combinação entre o bloco a gasolina 1.5 TSI, de 150cv, e um motor elétrico de 102cv. O resultado é uma potência combinada de 245cv, que permitem passar dos 0 aos 100km/h em 7,1 segundos e fazer a recuperação entre os 80km/h e os 120km/h em 8,9 segundos. Este concept incorpora uma baterias de 13kWh para, com recurso apenas ao motor elétrico, fazer até 70km sem emitir qualquer poluição.

Materiais amigos do ambiente

Mas a personalidade ‘eco-friendly’ deste protótipo não se resume ao recurso à eletricidade para queimar menos gasolina. Ela fica também explanada nos materiais. A começar pela pintura em branco, que é obtida com componentes orgânicos que refletem o calor, diminuindo a temperatura interior. E isso permite reduzir o recurso ao ar condicionado, poupando energia. Mas como o pensamento ecológico não tem obrigatoriamente de ser aborrecido,  existe também um lado mais desportivo e apelativo no visual do Skoda Vision RS. Ele é oferecido pelos contrastes em preto, de elementos como a grelha de radiador, spoilers, espelhos retrovisores, para-choques e difusor traseiro.

 

Mas o materiais mais curioso deste concept dá pelo nome de Sensotec. Ela é uma “inovadora fibra vegan” produzida de acordo com o Vinyl Plus Programme da União Europeia que surge no centro do volante desportivo. Outros exemplos da aplicação de novos recursos está nos tapetes em “Piñatex”, extraída de fibras das folhas da planta de ananás e que apresentam uma textura de carbono.

E, já que falamos deste material, há que referir ainda que a fibra de carbono utilizada para a parte superior dos bancos é feita com poliéster reciclado. Estes assentos flutuantes são um dos destaques a bordo, já que estão revestidos a alcantara e ostentam nas laterais bandeiras checas. Esta foi a forma encontrada pelo fabricante para celebrar os 100 anos da fundação da Checoslováquia, reforçando a ligação do Skoda Vision RS ao país de origem da marca.

 

Fotos: Skoda e NetCarShow

Partilhar