Com mais espaço e autonomia. Novo Skoda Kodiaq já disponível

A nova geração do Skoda Kodiaq já chegou a Portugal, com preços a começar nos 43 mil euros. Entre as novidades, está um design renovado e motorizações híbridas.

Meses depois de já o termos conduzido, a segunda geração do Skoda Kodiaq já se encontra disponível para encomenda em território nacional.

No exterior, destacam-se os elementos da nova linguagem de design da marca e que passam, entre outros pormenores, por um novo grupo de óticas e uma nova grelha frontal de maiores dimensões, assim como uma nova assinatura luminosa.

Na traseira, totalmente redesenhada, surge uma nova assinatura visual, constituída pelos faróis traseiros em LED que se prolongam até às extremidades da carroçaria do novo Kodiaq.

Ainda no exterior, a Skoda decidiu adicionar 6 centímetros ao comprimento do SUV, que assim passa a exibir cerca de 4,7 metros de comprimento, em resultado dos quais  ganhou, igualmente, mais espaço na bagageira.

Na versão de sete lugares, sem rebater os bancos da terceira fila, o espaço disponível é de 340 litros, cerca de 70 litros de vantagem relativamente à geração anterior. Rebatendo os bancos, a capacidade passa a ser de 845 litros, mais do dobro.

Na versão de cinco lugares, equipada com um sistema híbrido plugin que requer espaço para a bateria, o volume é de 745 litros.

Tal como aconteceu no novo Skoda Superb, o interior do Kodiaq foi igualmente redesenhado, passando a contar com um novo conjunto de controlos, além de um novo ecrã central de multimédia com 13” e um painel de instrumentos digital com 10,25”, o qual pode receber ainda a companhia de um novo e opcional head-up display.

Motorizações híbridas e não só

Quanto a motorizações, uma das novidades de maior destaque é a nova propulsão híbrida plug-in, que, com uma potência máxima combinada de 204 cv, garantida através de um motor 1.5 TSI de 150 cv e um motor elétrico, mais bateria com 25,7 kWh de capacidade, consegue garantir o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,4s, a par de uma velocidade máxima de 210 km/h. Tudo isto, com apoio, igualmente, de uma caixa automática DSG de 6 velocidades.

Com uma autonomia máxima de 121 km em modo elétrico, a bateria desta versão admite carregamentos com potências até 11 kW em corrente alternada (AC), demorando cerca de 2,5 horas a ir dos 10% aos 80%.

Em corrente contínua (DC), admite potências de até 50 kW, com a qual consegue repor dos 10% aos 80%, em 25 minutos.

Além da versão híbrida plug-in, o novo Kodiaq conta também com uma motorização de tecnologia Mild-Hybrid de 48V, também associada a um motor a gasolina 1.5 TSI de 150 cv e a uma caixa automática DSG, mas já com 7 velocidades

Finalmente e lá mais para a frente, o SUV checo deverá ganhar uma motorização diesel 2.0 TDI, com 150cv e caixa automática DSG com 7 velocidades.

Preços

Tal como referido, o novo Skoda Kodiaq 2024 já se encontra disponível para encomenda no mercado nacional, com a versão base do 1.5 TSI Mild-Hybrid, com 150 cv e sete lugares, a começar nos 43 453 euros, enquanto a versão Sportline inicia-se 50.065 euros.

Já a versão híbrida plug-in, com 204 cv e cinco lugares, tem um preço base de 46.040 euros, com a versão Sportline a começar nos 52.492 euros.