Depois do Citigo e do Enyaq, a Skoda ataca, agora, o mais importante segmento do mercado automóvel europeu (C-SUV), com o Elroq. Um SUV compacto que a marca checa acaba de desvendar e que, além de estrear nova linguagem de design, acrescida das já conhecidas qualidades dos veículos do fabricante, aposta exclusivamente em motorizações elétricas (EV), com três tamanhos de bateria e preços a partir de 35 000€. Chega em março de 2025.
Antevisto durante as últimas semanas através de alguns teasers, a Skoda acaba de levantar totalmente o véu que mantinha sobre o seu terceiro modelo 100% elétrico, de nome Elroq. O qual foi apresentado como, entre outros argumentos, “o veículo elétrico mais acessível do seu segmento [o C-SUV], quando levado em linha de conta o tamanho da bateria e o extenso equipamento de série”.
Contudo, os argumentos do Elroq não se esgotam no preço, mas começam, desde logo, na estética exterior, marcada por uma nova linguagem de design, a que a Skoda deu o nome de Modern Solid. E que começa numa nova frente, marcada por uma secção a que o fabricante deu o nome de “Tech-Deck Face” e que se traduz num painel negro, a substituir a tradicional grelha, que, basicamente, serve para esconder sensores e uma câmara frontal. Sendo complementado por ópticas bipartidas e um capot mergulhante, com o nome da marca aplicado, ao invés do emblema; também esta, uma novidade total em modelos do construtor de Mladá Boleslav.
LEIA TAMBÉM
Com apresentação mundial marcada. Skoda Elroq mostra-se em teaser
Presentes, ainda, numa carroçaria com 4,48 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,62 m de altura e uma distância entre eixos de 2,76 m, cortinas de ar laterais e aberturas de ventilação activas, a contribuirem para um coeficiente de aerodinâmica de não mais que 0.26, com o SUV a terminar numa traseira que é, sem dúvida, o elemento que maiores semelhanças apresenta com alguns dos modelos Skoda já conhecidos. Nomeadamente, no design dos farolins, separados pelo nome da marca em dimensões generosas, além de um pára-choques subido e acompanhado de (pretensas) saídas de ar nas laterais.
Habitáculo minimalista
Passando ao habitáculo, a aposta num ambiente de aspecto minimalista, espaçoso como já é tradição na generalidade dos modelos da marca checa e com promessas de revestimentos sustentáveis. Qualidades a que se soma uma bagageira para a qual o fabricante reivindica entre os 470 e os 1.580 litros (bancos traseiros rebatidos) de capacidade, a par de uma série de soluções imaginativas que ajudam a fundamentar o mote do fabricante, Simply Clever (qualquer coisa como “simplesmente inteligente”…): uma rede na parte de baixo da chapeleira que serve para arrumar os cabos de carregamento, o já habitual guarda-chuva no interior da porta do condutor, uma caixa de armazenamento para os passageiros dos lugares traseiros, um raspador de gelo, um medidor da altura do traçado dos pneus, além de um total de 48 litros em espaços de arrumação, das mais diferentes formas e feitios, espalhados pelo habitáculo!
A somar a isto, as tradicionais tecnologias, materializadas, desde logo, num pequeno painel de instrumentos 100% digital, um head-up display de realidade aumentada (opcional) e um generoso ecrã central de 13”, parte do já conhecido sistema de infotainment da Skoda, embora e a partir daqui, já com integração do cada vez mais disseminado ChatGPT. O qual permite ao assistente de voz ‘Laura’ “responder a questões de conhecimento geral, além de controlar os sistemas de infoentretenimento, navegação e controlo de climatização”, garante a Skoda, que, ainda assim, não deixou de incluir vários botões físicos, uma caixa de velocidades com manche minimalista e iluminação ambiente. Tudo isto, mais os sistemas de segurança activa e passiva, assim como várias tecnologias de apoio à condução.
Com três versões
Baseado na já bem conhecida plataforma para veículos elétricos do grupo Volkswagen, a MEB, o Elroq chegará aos mercados europeus, Portugal incluído, em três versões – 50, 60 e 85 -, a primeira das quais tendo por base uma bateria de 55 kWh e um só motor elétrico, a debitar os seus 170 cv de potência e 310 Nm de binário apenas sobre o eixo traseiro. Permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9 segundos, atingir uma velocidade máxima de 160 km/h e cumprir até 375 km com uma só carga.
Já a versão intermédia Elroq 60, recorre a uma bateria de 63 kWh, que, além de garantir um aumento da autonomia para os 400 km, consegue também e graças a um motor mais potente com 204 cv e 310 Nm, acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,5s, mantendo a velocidade máxima nos 160 km/h.
Finalmente e como versão de topo, o Elroq 85, disponível, nesta fase inicial, com um só motor de 286 cv e 545 Nm de binário, que, em conjunto com uma bateria de 82 kWh, promete autonomias de até 581 km, acelerações 0-100 km/h em 6,6s e 180 km/h de velocidade máxima. Sendo que a Skoda admite a possibilidade de lançar uma variante 85x, sinónimo da inclusão de mais um motor elétrico, a garantir tracção integral… e, muito provavelmente, mais potência.
Referir, ainda, que, os tempos de carregamento, em cada uma destas versões, divergem, embora com a garantia, deixada desde já, de que serão capaz de suportar potências de carregamento rápido DC de 145 kW, 165 kW e 175 kW. Esta última, no caso da bateria de 82 kW, capaz de carregar dos 10 aos 80%, em apenas 28 minutos.
Em Portugal em março
Em Portugal, o Skoda Elroq é aguardado lá mais para março de 2025, com preços que, segundo apurou a TURBO junto de fonte oficial do importador, começarão nos 28 500€ + IVA. Ou, dito de outra forma, qualquer coisa como 35 000€ para o Elroq 60, que a Skoda Portugal acredita poder vir a ser a versão mais vendida entre nós.
Ainda segundo as mesmas fontes, além do 60, também o 85 deverá merecer uma atenção especial entre nós, de forma a que possa vir a representar qualquer coisa como 30% das vendas do modelo. Sendo que, os restantes 70%, deverão caber ao Elroq 60.
Seja como for e só no primeiro ano, a Skoda Portugal espera vir a vender qualquer coisa como 600 unidades Elroq, número que, garantem as mesmas fontes, só não é maior, porque a produção não permite mais!…