Publicidade

Skoda atualiza gama Rapid

Texto: Nuno Fatela
Data: 22 de Fevereiro, 2017

As renovadas versões do Rapid vão dar-se a conhecer no Salão de Genebra.

Já são conhecidas mais duas novidades da Skoda para o Salão de Genebra, onde o Octavia RS 245, as edições especiais Scout e Sportline do Kodiaq e o restyling do Citigo vão ganhar a companhia dos renovados Rapid e Rapid Spaceback. Esta atualização tem como principais novidades os câmbios na imagem do modelo, a introdução de novas tecnologias e também a inclusão na gama de novas versões de acesso com motores 1.0 TSI, que substituem os atuais 1.2 TSI mas oferecem níveis de potência similares.

 

O design exterior passa a ganhar novas linhas nas extremidades do Rapid e Rapid Spaceback, destacando-se a colocação das luzes de nevoeiro numa posição inferior do para-choques dianteiro, ligadas de origem nas versões de topo por uma fina e elegante faixa cromada, enquanto na retaguarda encontram-se novos farolins com formato “C” e envolvência escurecida. A iluminação passa a ser efetuada com recurso a faróis bi-xénon com assinatura visual LED, com sensor para ligação automática das luzes e comutação automática dos máximos com recurso a sensores que analisam a presença de automóveis na mesma faixa até 400 metros ou em sentido contrário até 1000 metros. Com a marca a destacar ainda a imagem lateral, que conjuga uma grande distância entre eixos e uma silhueta coupé, que enfatiza o jogo de contrastes entre luzes e sombras, referência ainda para o vidro mais longo no portão da mala da versão carrinha do Rapid.

 

Para o interior também existe uma atualização, sendo destacada pela marca a inclusão de novos puxadores nas portas e o visual frontal com novas saídas de ventilação e controlos para o ar condicionado e um design diferente para a instrumentação. Esta renovação surge combinada com inovação tecnológica, já que o Skoda Rapid passa a apresentar-se como um WLAN hotspot com ligação online contínua, um atributo integrado no sistema de infotainment e soluções de apoio  Skoda Connect. Para a salvaguarda do condutor e passageiros é destacada a inclusão de origem do controlo eletrónico de estabilidade e da monitorização da pressão dos pneus, tal como o assistente multi-colisão que evita novos embates após um primeiro acidente. O detetor de fadiga, o Front Assist com travagem de emergência em cidade estão também disponíveis, enquanto da lista de opcionais constam as luzes de nevoeiro com direcionamento em curva, o apoio ao arranque em plano inclinado e o assistente ao estacionamento tanto na dianteira como na retaguarda.

 

A gama de motores dos Skoda Rapid e Rapid Spaceback passa a incluir dois novos motores 1.0 TSI de 95CV (4,4L/100km de consumos) e 110CV (4,5L/100km), em substituição dos atuais 1.2 TSI de 90CV e 110CV. A restante oferta permanece inalterada, sendo composta pelo 1.4 TSI a gasolina de 125CV e os diesel 1.4 TDI de 90CV e 1.6 TDI de 116CV. Todos os detalhes sobre os novos Skoda Rapid e Rapid Spaceback vão ser apresentados durante o Salão de Genebra, que abre portas para a imprensa no dia 7 de março e para o público em geral dois dias mais tarde.