A organização não governamental Euro NCAP testou a tecnologia de assistência à condução que prolifera nos automóveis mais recentes, tendo chegado à conclusão que alguns sistemas são mais amigáveis para o utilizador e seguros do que outros, deixando elogios à Kia, Porsche, Renault e Toyota, e críticas à Tesla e Volvo, pois considera que poderiam fazer melhor.
O Kia EV3, o Porsche Macan, o Renault 5 E-Tech e o Toyota bZ4X obtiveram uma elevada classificação no teste de condução assistida do Euro NCAP, o qual foi concebido para avaliar como estão a ser implementados pelos fabricantes os sistemas de segurança parcialmente automatizados. Aqueles quatro modelos receberam uma classificação de “Muito Bom” para a Condução Assistida, oferecendo um equilíbrio excecional entre envolvimento do condutor e apoio de segurança.
Contudo, dois modelos de marcas que construíram uma reputação de segurança - o Tesla Model S e o Volvo EX30 - apresentaram lacunas em áreas importantes, pelo que receberam uma classificação de “Moderado” para a Condução Assistida, assim como o MG ZS.
Entre estes dois grupos de automóveis ficaram o Mazda CX-80 e o Xpeng G9, que receberam uma classificação de “Bom” na Condução Assistida. As diferenças na implementação segura destes sistemas ilustram a necessidade do Euro NCAP disponibilizar classificações imparciais aos consumidores de todos os aspetos da segurança de um automóvel.