Sistemas de assistência da Tesla e Volvo podiam ser melhores

O Euro NCAP atribuiu nota positiva aos sistemas de assistência à condução da Kia, Porsche, Renault e Toyota, mas o mesmo não aconteceu com a Tesla e a Volvo porque aquela entidade considera que poderiam fazer melhor.

A organização não governamental Euro NCAP testou a tecnologia de assistência à condução que prolifera nos automóveis mais recentes, tendo chegado à conclusão que alguns sistemas são mais amigáveis para o utilizador e seguros do que outros, deixando elogios à Kia, Porsche, Renault e Toyota, e críticas à Tesla e Volvo, pois considera que poderiam fazer melhor.

O Kia EV3, o Porsche Macan, o Renault 5 E-Tech e o Toyota bZ4X obtiveram uma elevada classificação no teste de condução assistida do Euro NCAP, o qual foi concebido para avaliar como estão a ser implementados pelos fabricantes os sistemas de segurança parcialmente automatizados. Aqueles quatro modelos receberam uma classificação de “Muito Bom” para a Condução Assistida, oferecendo um equilíbrio excecional entre envolvimento do condutor e apoio de segurança.

Contudo, dois modelos de marcas que construíram uma reputação de segurança - o Tesla Model S e o Volvo EX30 - apresentaram lacunas em áreas importantes, pelo que receberam uma classificação de “Moderado” para a Condução Assistida, assim como o MG ZS.

Entre estes dois grupos de automóveis ficaram o Mazda CX-80 e o Xpeng G9, que receberam uma classificação de “Bom” na Condução Assistida. As diferenças na implementação segura destes sistemas ilustram a necessidade do Euro NCAP disponibilizar classificações imparciais aos consumidores de todos os aspetos da segurança de um automóvel.

Critérios rigorosos

A Euro NCAP sublinha que a tecnologia introduzida nos veículos atuais funciona como olhos e ouvidos para ajudar a manter em segurança os utilizadores das estradas, recorrendo a sensores e câmaras para detetar perigos potenciais, alertar os condutores e tomar automaticamente ações corretivas.

Os sistemas de condução assistida também dão o conforto aos utilizadores de manter uma distância segura relativamente ao veículo da frente, assim como a mantê-lo no centro da faixa de rodagem. Estes sistemas também podem ajustar a velocidade aos limites locais e, quando necessário, evitar ou mitigar colisões.

Contudo, os estudos têm vindo a revelar que a automatização pode ter riscos para os operadores humanos, sendo crucial que os fabricantes concebam estes sistemas de forma a manter os condutores envolvidos e responsáveis para a tarefa da condução, ao mesmo tempo que fornece um apoio em situações de emergência.

Para avaliar a eficácia destes sistemas, os especialistas do Euro NCAP analisaram a tecnologia de segurança dos veículos segundo duas categorias: Competência da Assistência e Apoio de Segurança. A primeira leva em conta a clareza da informação ao consumidor, incluindo as limitações das capacidades, os alertas de estado, monitorização do condutor (mãos no volante) e a forma como o sistema permite a colaboração para o condutor, como, por exemplo, ignorar o sistema durante uma manobra iniciada pelo condutor, tal como contornar um buraco na estrada. Os outros componentes chave são a deteção do limite e o comportamento do regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro.

Por sua vez, o Apoio de Segurança avalia a forma como o sistema do carro evita uma colisão perante a presença de outros automóveis, motociclistas, ciclistas e peões, designadamente que ação é tomada quando o sensor ou as câmaras ficam bloqueados e como o veículo abranda até parar quando o conduto não reage.

Porsche, Kia, Toyota e Renault surpreendem

Os especialistas do Euro NCAP teceram elogios ao sistema “InnoDrive with Active Lane-Keeping” do Porsche Macan, atribuindo-lhe uma pontuação de 85% para Competência da Assistência e 92% para Apoio de Segurança. O material promocional e o manual são claros acerca das limitações das capacidades do sistema e as responsabilidades do condutor. Na estrada, o estado do sistema é claramente mostrado na linha direta de visão do condutor através do head-up display.

Durante a condução, o sistema da Porsche deteta quando o condutor não tem as mãos no volante, emite alertas e acaba mesmo com a assistência se o condutor não responder. Quando o veículo gere a direção fá-lo equilibradamente com quaisquer comandos do condutor.

O Kia EV3 e o Toyota bZ4X também revelaram ser igualmente competentes e intuitivos. Numa demonstração de como os sistemas de assistência se podem comportar tão bem em veículos mais acessíveis, o pacote “Active Drive Assist” do Renault 5 E-Tech impressionou a equipa de testes do Euro NCAP.

Tesla e Volvo desiludem

O oposto ocorreu com o mais recente sistema Autopilot instalado no Tesla Model S, que se portou bem na categoria Apoio de Segurança, mas teve uma fraca prestação na Competência da Assistência. A designação do sistema “Autopilot” da Tesla, assim como o material promocional, sugere uma automatização total, que é considerado inapropriado pelo Euro NCAP e levou a uma menor na pontuação. 

Ao contrário da Porsche, a resposta da direção é resistente quando um condutor tenta ultrapassá-lo. Quando consegue, o sistema desliga-se automaticamente, limitando a sua utilização. Atendendo à excelente pontuação de 94% alcançada pelo Autopilot no Apoio de Segurança, os 30% na Competência da Assistência deverá preocupar a Tesla.

A equipa de ensaios encontrou problemas semelhantes com o sistema “Pilot Assist” do Volvo EX30. À semelhança do Tesla, houve alguém na Geely e na Volvo que teve a peregrina ideia de concentrar tudo no ecrã tátil central e eliminar o painel de instrumentos, obrigando o condutor a tirar os olhos da estrada para ver os alertas do Pilot Assist. Para agravar as coisas, a estratégia de manter as mãos no volante foi avaliada como pouco segura, já que o EX30 não “tranca” o sistema de assistência mesmos após sucessivos alertas de mãos fora do volante.

Testes de Condução Assistida Euro NCAP 2025

Modelo                   Classificação   Competência da Assistência  Apoio Segurança

Kia EV3                        Muito Bom                          74%                                      88%

Mazda CX-80              Bom                                      62%                                     79%

MG ZS                         Moderado                            65%                                     62%

Porsche Macan         Muito Bom                           85%                                     92%

Renault 5                   Muito Bom                            73%                                     92%

Tesla Model S            Moderado                             30%                                     94%

Toyota bZ4X               Muito Bom                           83%.                                    89%

Volvo EX30                  Moderado                            62%                                     72%

Xpeng G9                    Bom                                       71%                                     71%