Sete lugares para o Lexus RX 450h

Texto: António Amorim
Data: 29 Maio, 2018

A marca de luxo da Toyota acaba de esticar o seu SUV maior, o Lexus RX 450h, dando-lhe mais 11 centímetros para que possam lá caber mais dois passageiros. Esta versão de sete lugares acrescenta também um L à designação e já está disponível em Portugal, a começar nos 101 390 euros.

Com este acréscimo de dimensões e lotação o SUV híbrido da Lexus passa a medir exatamente cinco metros de comprimento, com todo o crescimento situado na projeção traseira, ou seja, atrás das rodas traseiras e não entre os eixos.

A distinção visual exterior entre a versão de cinco lugares e esta de sete não é fácil, a não ser que se olhe para o vidro de custódia e respetiva moldura cromada, claramente mais alongados.

Já na balança há uma diferença importante, com o RX longo a  anunciar na ficha técnica um aumento de 65 kg, para uma Tara mínima de 2205 kg antes de ter qualquer ocupante e bagagem a bordo.

A explicação para este acréscimo de massa está no conjunto de dois bancos traseiros individuais, rebatíveis no fundo do piso, mas também nos diversos componentes que integram a cinemática de rebate e levantamento, totalmente elétrica e operada através de botões colocados na parede lateral da mala, onde também é possível regular a climatização de forma independente (três zonas).

O portão da bagageira também tem acionamento elétrico (integrado no equipamento de série) e também pode ser aberto com um simples toque no emblema traseiro, graças ao sistema Smart Entry & Start (igualmente de série).

Convém esclarecer que a melhor forma de designar a configuração interna do RX L é usando o termo 5+2 lugares, uma vez que a terceira fila pode ser levada a sério para crianças pequenas, mas não passará de uma (apertada) solução de recurso para adultos.

Embora o carro tenha bastante espaço para os joelhos de quem viaja na segunda fila sem os últimos bancos a uso, este espaço arrisca-se a desaparecer (a segunda fila é longitudinalmente regulável) caso seja necessário chegar estes bancos à frente para que alguém consiga sentar-se lá atrás.

O acesso à terceira fila também é bastante apertado, embora o ato de puxar o banco do meio à frente seja feito de forma fácil e com um só movimento (não elétrico).

O melhor do Lexus RX 450hL está mesmo naquilo que a versão de cinco lugares também já tem e que é a sofisticação do sistema de locomoção híbrido, com um poderoso V6 de 3,5 litros com 262 cv, acoplado a um motor elétrico com 167 cv, ambos a locomoverem o trem dianteiro, sendo a tração integral permanente assegurada por um segundo motor elétrico com 68 cv montado no eixo traseiro.

A potência combinada é de 313 cv, o que possibilita ao RX longo uma velocidade máxima de 180 km/h e uma aceleração 0-100 km/h em 8 segundos.

Do outro lado da performance que se pretende de um sistema eletrificado estão os consumos, cujos valores anunciados são de 5,9 litros em ciclo combinado, mas que, na realidade, nos pareceram tender mais para os 7,5 mesmo com uma condução cuidada e cokm enorme ajuda da suave caixa automática de variação contínua. Se o estilo de condução for mais no sentido de explorar a enorme agilidade deste grande SUV de luxo, optando pelos modos de condução Sport ou Sport+, os números serão ainda mais elevados.

O RX 450hL consegue a locomoção puramente elétrica, mas apenas durante os primeiros 1,5 km. O modo elétrico entra, no entanto, em ação com muita frequência durante a condução, sempre que a velocidade, o ritmo e a topografia o permitem.

Este sistema híbrido da Lexus não permite recargas na tomada (plug-in), sendo constantemente recarregável em movimento, através da regeneração energética nas desacelerações e travagens, tarefa desempenhada pelo motor elétrico dianteiro.

Equipamento de série recheado, elevadíssima qualidade de construção e um nível de conforto de rolamento fora do comum são também virtudes deste modelo. Como pode ver abaixo, o preço do RX 450hL nunca fica abaixo dos 100 mil euros, com valores que se situam cerca de 3250 euros acima da correspondente versão de cinco lugares.

Lexus RX 450hL Executive + : 101 390€

Lexus RX 450hL Luxury: 107 902€