Mobieco

Publicidade

Sete fabricantes juntam-se para criar rede anti-Tesla

Texto: Carlos Moura
Data: 27 de Julho, 2023

Sete fabricantes de automóveis anunciaram a constituição de uma joint-venture para a criação de uma de rede carregamento de veículos elétricos anti-Tesla na América do Norte. 

Sete fabricantes juntaram-se para criar uma rede de carregamento de alta potência para veículos elétricos alternativa à da Tesla na América do Norte. 

O BMW Group, a General Motors, a Honda, a Hyundai, a Kia, o Mercedes-Benz Group e a Stellantis vão criar uma joint-venture para acelerar a transição para a mobilidade elétrica, tornando os carregamentos mais convenientes, acessíveis e fiáveis.

A joint-venture tem o objetivo de instalar pelo menos 30 mil pontos de carregamento de alta potência em locais urbanos e em autoestradas, e quer tornar-se na principal rede de postos na América do Norte. 

Os novos postos de carregamento estarão acessíveis a todos os veículos elétricos a bateria de qualquer fabricante de automóveis que utilizem o Combined Charging System (CCS) ou o North American Charging Standard (NACS). Além disso, deverão cumprir ou exceder o espírito e os requisitos do programa da U.S. National Electric Vehicle Infrastructure (NEVI).

Primeiras estações no verão de 2024

De acordo com as previsões dos membros da joint-venture, as primeiras estações deverão abrir nos Estados Unidos no verão de 2024 e no Canadá numa fase posterior. Cada local será equipado com vários carregadores de corrente contínua de alta potência, facilitando as viagens de longa distância para os clientes. Em conformidade com as estratégias de sustentabilidade dos sete fabricantes de automóveis, a joint venture tenciona alimentar a rede de carregamento exclusivamente com energias renováveis.

Para garantir o maior conforto ao cliente, as estações de carregamento estarão em locais convenientes, oferecendo cobertura sempre que possível e comodidades como casas de banho, serviços de alimentação e operações de venda a retalho nas proximidades ou dentro do mesmo complexo. 

LEIA TAMBÉM
Tesla, Ford e GM podem acabar com padrão CCS na América do Norte

Um número selecionado de estações de referência será equipado com comodidades adicionais, proporcionando uma experiência de primeira linha concebida para mostrar o futuro do carregamento.

Os veículos produzidos pelos fabricantes que integram a joint-venture serão projetados para se ligarem com facilidade à rede. Uma app permitirá aos condutores usufruir de um experiência simples de “ligar e carregar”.