Será que o mítico Toyota Celica vai voltar?

A Toyota terá feito recentemente o registo da marca GR Celica no Brasil e a própria marca Celica já está registada em todo o mundo. Será este o indício do eventual regresso ao mercado do saudoso desportivo da marca nipónica? Muitos gostariam que assim fosse!

Alguns indícios sugerem o eventual renascimento do Toyota Celica e que contará mesmo com uma versão de cariz mais desportivo. Um pedido de registo de marca por parte da Toyota no Brasil vem acompanhado com duas letras que suscitam uma grande expetativa: GR.

O registo da marca GR Celica é muito recente, datando de 15 de janeiro de 2025 e foi publicado no início de fevereiro. Além de ser classificado como marca registada para “automóveis e as suas partes estruturais”, mais nada é mencionado.

O site Motor1 andou à procura na internet de outras marcas registadas GR Celica, mas sem sucesso. Isso não quer dizer que a marca GR Celica não tenha sido registada noutros países. Mas tais pedidos - a existirem - não foram publicados.

Entretanto, a Toyota registou recentemente a marca Celica em todo o mundo, incluindo os Estados Unidos onde o pedido efetuado em 2021 foi publicado em novembro de 2024. Isto levantou rumores de que o Celica estaria para renascer.

Mais achas para a fogueira foram lançadas para a fogueira pelo presidente da Toyota Akio Toyoda ao afirmar que tinha pedido à administração para fazer um e também pelo CEO da Toyota Koji Sato quando disse que gostaria de o ver, mas nada mais adiantou.

A polémica também foi alimentada pela série animada Grip da Toyota que mostrou fugazmente uma lista de carros e o Celica MK8 encontrava-se entre eles. A produção da sétima geração do Celica, recorde-se, terminou em 2006.

Vontade existe

Além disso, uma notícia da Best Cars referia que o chefe da tecnologia da Toyota Hiroki Nakajima afirmara categoricamente: “Vamos fazer o Celica.”

A Toyota não confirmou nada relativamente ao renascimento do Celica nem faz comentários acerca dos rumores e registos de marca. Os fabricantes estão constantemente a renovar as marcas registadas para proteger o nome e muitas vezes não têm planos para os utilizarem.

Contudo, o registo da marca GR Celica sugere que tudo indica que se trata de mais do que proteger a propriedade intelectual. Os comentários de Akio Toyoda e Koji Sato a pedirem por um novo Celica dão a entender que o regresso está iminente. A questão agora já não se, mas quando.