Publicidade

Seis Iveco Stralis CNG para frota da Resíduos do Nordeste

Texto: Carlos Moura
Data: 12 de Junho, 2020

Na sequência de um concurso público, a Iveco Portugal entregou seis camiões Stralis CNG à empresa Resíduos do Nordeste. Os veículos destinam-se a operações de recolha de resíduos sólidos nos municípios da “Terra Quente Transmontana”.

A frota da empresa Resíduos do Nordeste, responsável pelas operações de resíduos sólidos nos municípios da “Terra Quente Transmontana”, foi reforçada com seis camiões Iveco Stralis CNG de 26 toneladas.

Os veículos foram fornecidos na sequência de um concurso público internacional mais abrangente lançado pelo ACE Terra Quente Transmontana, consórcio esse participado pelas empresas EcoAmbiente e Residel.

A nova frota Iveco Stralis NP foi entregue à Resíduos do Nordeste no Dia Mundial do Ambiente e irá permitir a melhoria do serviço de recolha indiferenciada de resíduos urbanos nos municípios de Alfândega da Fé, Carrezeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor.

Motores Cursor 8 CNG

Os novos camiões da Resíduos do Nordeste estão equipados com motores Cursor 8 a gás natural comprimido (CNG), que desenvolvem uma potência de 330 cv.

A transmissão é está a cargo de uma caixa de velocidades automática e para auxiliar a travagem está presente um retardador integrado. Os veículos dispõem de oito depósitos de combustível que oferecem uma capacidade total de 800 litros.

LEIA TAMBÉM
Alemanha mantém isenções para camiões a gás natural

Os camiões contam ainda com as mais recentes tecnologias de segurança e assistência à condução. As suas caraterísticas técnicas foram otimizadas em função das necessidades específicas da Resíduos do Nordeste, nomeadamente em termos de adaptação à atividade a que se destina. As seis viaturas Stralis CNG de 26 toneladas dispõem de caixa de recolha de resíduos sólidos.

Baixos custos de utilização

Para a Iveco Portugal, este foi o negócio mais importante alcançado no segmento da recolha de resíduos sólidos e que envolve um cliente novo, a Resíduos do Nordeste.

A Iveco possui um forte implantação no setor da recolha de resíduos urbanos, designadamente com o modelo Stralis CNG. Segundo a marca italiana, esta solução destaca-se ao nível da eficiência energética e dos baixos custos totais de utilização (TCO). Além disso, a sua operação carateriza-se pelo baixo nível de ruído, que é uma vantagem nas operações urbana e peri-urbana.

O recurso a um combustível menos poluente do que o gasóleo permite a redução em cerca de 99% nas emissões de partículas, de 90% no NOx e em 95% no dióxido de carbono, se for utilizado metano de origem renovável (biometano).

A entrega dos seis Iveco Stralis CNG à Resíduos do Nordeste decorreu no posto de abastecimento de gás natural de Urjais, localizado próximo do Parque Ambiental do Nordeste Transmontano.