Mobieco

Publicidade

SEAT transforma fábrica para produzir componentes para veículos elétricos

Texto: Carlos Moura
Data: 19 de Dezembro, 2022

Componentes para veículos elétricos vão ser produzidos na fábrica reconvertida da SEAT de El Prat que se destinam à nova família Small BEV.

A fábrica de El Prat de Llobregat vai ser transformada pela SEAT para a produção de componentes para a família Small BEV, com início em 2025.

A SEAT Componentes vai produzir cinco peças – diferencial, a junta de direção, a bateria E-Box, o KMM (módulo de refrigeração da bateria) e o alumínio do motor do veículo elétrico) -, o que constitui um grande impulso na transformação desta unidade para o fabrico de componentes para viaturas elétricas.

O plano de conversão de El Prat representa mais um passo na ambição da SEAT de transformar a operação espanhola num centro de mobilidade elétrica para a Europa.

“Com a adjudicação de novos componentes, reafirma-se o compromisso da SEAT e do Grupo Volkswagen com a estabilidade do emprego e a procura de alternativas que garantam o futuro da SEAT Componentes, como parte do processo de transformação em que todas as fábricas de componentes do Grupo estão imersas,” refere Markus Haupt, Vice-Presidente de Produção e Logística da SEAT,

”A colaboração dos funcionários e dos seus representantes sindicais é fundamental para os resultados deste processo,” sublinha o responsável.  

Aproveitamento da eficiência

Na SEAT Componentes trabalham atualmente 900 pessoas que produzem dois modelos de caixas de velocidades manuais, o MQ200 e o MQ281, para veículos a combustão. 

O aumento previsto da produção de veículos elétricos levará uma redução progressiva no fabrico destas caixas de velocidades, A SEAT vai assim aproveitar o elevado nível de formação dos seus funcionários e os elevados níveis de eficiência e produtividade da fábrica para promover o desenvolvimento e a melhoria de novos processos para a produção de componentes para veículos elétricos.

LEIA TAMBÉM
Patrão da Volkswagen garante que não vai matar a Seat

A SEAT Componentes, recorde-se, é um dos três centros de produção do fabricante de automóveis em Espanha, juntamente com Martorell e Barcelona, e uma das nove instalações dedicadas ao fabrico de transmissões que o Grupo Volkswagen tem no mundo.