Publicidade

Este Santa Fé é Brutal!!

Texto: António Amorim
Data: 29 de Abril, 2017

Bisneto de Shackleton completa travessia da Antártida 100 anos depois, aos comandos do SUV mais “raçudo” da Hyundai.

Ao volante de um Hyundai Santa Fé devidamente preparado e com pneus “fig foot”, o bisneto do explorador Ernest Shackleton (1874-1922) acaba de fazer história, ao ser o primeiro a atravessar a Antártida ao volante de um automóvel de passageiros.

A odisseia demorou 30 dias e atravessou o continente mais frio do Planeta, entre Union Camp e McMurdo, com ida e volta, completando a jornada que o bisavô de Patrick Bergel iniciou há 100 anos.

A expedição foi imaginada e proporcionada pela Hyundai, com Patrick e uma pequena equipa a completarem quase 5800 km no gelo e em condições difíceis, com temperaturas de 28 graus negativos e, em certas ocasiões, a terem de descobrir caminho onde um veículo de quatro rodas nunca antes tinha passado.

A inspiração para esta aventura nasceu da odisseia levada a cabo por Ernest Shackleton entre 1914 e 1917. O irlandês decidiu atravessar a Antártida depois de ter sido batido pelo norueguês Roald Amundsen (1872-1928) na conquista do Polo Sul.

Shackleton não realizou o seu objetivo porque o seu navio encalhou no gelo, obrigando-o a percorrer quase 1300 km até à Geórgia do Sul com cinco dos seus homens para organizar uma operação de resgate dos restantes membros da equipa.

Foi este espírito de resistência que a marca coreana pretendeu associar ao seu SUV Santa Fe, desafiando o bisneto do explorador a completar a proeza, no conforto do habitáculo de um carro moderno.

Tal como o próprio Patrick Bergel afirma, “a dificuldade da operação não se pode comparar à do bisavô Shackleton”, mas a equipa não deixou de encontrar vários perigos ao longo do caminho.

Veja agora as fotos fantásticas que estas aventuras sempre proporcionam e veja o vídeo onde o protagonista da história resume a sua aventura.