Salão de Paris de 2024. Marcas europeias vão voltar em força, mas chineses ignoram

As marcas europeias anunciaram um regresso em força ao Salão Automóvel de Paris de 2024, havendo já dez confirmações, designadamente

As marcas europeias anunciaram um regresso em força ao Salão Automóvel de Paris de 2024, havendo já dez confirmações, designadamente do Renault Group, BMW Group e Stellantis. As marcas chinesas vão optar pela ausência. Será retaliação?

Após terem dividido o palco com as marcas chinesas nos recentes salões automóveis, os construtores europeus vão estar em destaque no Salão Automóvel de Paris de 2024, que se realiza em Paris, entre 10 e 14 de outubro, estando já confirmadas as presenças do Renault Group, BMW Group e Stellantis.

Segundo apurou o Automotive News Europe, dez marcas já tinham feito saber em meados de abril, que iriam estar presentes nesta edição certame gaulês: Renault, Dacia, Alpine, Citroën. DS e Peugeot, BMW, Mini e Kia. Por outro lado, a única marca chinesa que confirmou a sua presença foi a Seres.

A presença da BMW e da Kia no Salão de Paris após a ausência em 2022 poderá estar relacionada com a preocupação por parte dos fabricantes europeus relativamente ao crescimento da presença das marcas chinesas na Europa.

Os ausentes

A BMW e os concorrentes alemães da Mercedes-Benz e do Volkswagen optaram por não ir ao Salão de Genebra e, fevereiro, assim como a Stellantis. Isso deixou a Renault e a Dacia como os principais fabricantes europeus no certame, enquanto a BYD e a MG tinham grandes espaços com diversos modelos novos ou futuros destinados à Europa.

LEIA TAMBÉM
IAA Mobility 2023. Chineses vieram à conquista da Europa

Fonte da Volkswagen terá afirmado ao Automotive News Europe que a filial francesa está a discutir internamente a presença no certame, não tendo ainda sido tomada qualquer decisão. A casa-mãe, porém, não participará diretamente no evento.

Além da Volkswagen tam a Cupra, Seat, Ford, Hyundai, Jeep, Mitsubishi, Nissan, Suzuki, Volvo, Polestar e Zeekr já fizeram saber que não irão estar presentes.

Chineses retaliam?

Curiosa é a ausência das principais marcas chinesas que querem ganhar quota no mercado europeu: MG, BYD, Chery e Great Wall, incluindo as submarcas associadas. Será retaliação pelo apoio do Governo francês relativamente à investigação comercial da União Europeia sobre os apoios estatais chineses aos veículos elétricos chineses e ao eventual aumento das tarifas aduaneiras às importações?

As estreias previstas para o Salão de Paris de 2024 ainda não foram confirmadas oficialmente, mas será de esperar a primeira aparição ao público de modelos como o Alpine 290 elétrico, o Renault 4Ever e o Symbioz, o Dacia Bigster e o Citroën C3 Aircross. A BMW poderá revelar a versão de produção do Vision Neue Klasse.