Publicidade

Salão de Nova Iorque. Conheça as principais estreias

Texto: Carlos Moura
Data: 11 de Abril, 2023

O Salão Automóvel de Nova Iorque foi palco para a revelação de novos modelos. Conheça as principais estreias do certamente norte-americano, onde as marcas da casa estiveram, naturalmente, em evidência.

O Salão Automóvel de Nova Iorque é um dos mais importantes certames e a mais recente edição abriu as portas ao público no passado dia 7 de abril.

Como já é habitual, as marcas aproveitam este tipo de eventos para apresentarem as suas mais recentes novidades. As principais protagonistas foram as insígnias locais, embora não tenham sido as únicas.

Entre as novidades apresentadas no certame destaque para o renovado Jeep Wrangler, a nova pick-up elétrica RAM 1500 REV, o Genesis GV80 Coupe Concept, a mais recente geração do Hyundai Kauai ou o Kia EV9.

Jeep Wrangler 2024

A jogar em casa, a Jeep revelou a mais recente atualização do icónico Wrangler, que recebe subtis alterações estéticas e melhorias no campo tecnológico.

O todo-o-terreno “puro e duro” da marca norte-americana passa a contar com dois novos níveis de equipamento Sports S 4xe e Rubicon X, que se vêm juntar ao High Altitude e Rubicon 392. A oferta é reforçada com a nova versão Willys, dotada com proteções laterais contra pedras, um diferencial traseiro com bloqueio, pneus de 33” e uma caixa de transferências Selec-Trac com uma relação mais curta.

Exclusivamente para Terras do Tio Sam, o Jeep Wrangler mantém a mesma oferta mecânica, que compreende dois motores de quatro cilindros e dois 2,0 litros, sendo que um deles é um híbrido com bateria recarregável externamente, assim como um V6 de 3,6 litros e o V8 HEMI de 6,4 litros com 477 cv do Rubicon 392.

Genesis GV80 Coupe Concept

A marca premium do grupo Hyundai, Genesis, apresentou uma versão coupé do GV80 que se carateriza por linhas mais elegantes e desportivas.

Baseado no GV80 de produção, este protótipo também recebeu alterações no habitáculo para oferecer um aspecto mais desportivo. Os bancos “normais” foram substituídos por bacquets mais apelativas, enquanto atrás dos assentos traseiros foi montada uma barra de reforço.

RAM 1500 REV

Após o anúncio na Super Bowl, a RAM escolheu o Salão de Nova Iorque para apresentar ao público a sua pick-up elétrica 1500 REV. 

A RAM 1500 REV será proposta com duas opções de bateria, incluindo uma com 168 kWh, de série, para uma autonomia até 563 km, e uma outra maior, opcional, com 229 kWh, para uma autonomia superior a 800 km. Ambas as versões podem acrescentar até 177 km de autonomia em cerca de 10 minutos com o carregamento rápido DC de 800 volts, para um máximo de até 350 kW, oferecendo, assim, aos clientes soluções de carregamento rápido e conveniente. A bateria alimenta dois motores elétricos.

A versão 2025 da RAM 1500 REV assenta na nova plataforma STLA Frame, concebida especificamente para veículos elétricos, com construção do tipo body-on-frame. A novíssima estrutura de aço de alta resistência é composta por materiais avançados para serem leves, mas rígidos e duráveis. 

A arquitetura STLA Frame é mais larga no meio para permitir incorporar, eficientemente, o conjunto de baterias, utilizando em simultâneo a proteção proporcionada pelas longarinas. Uma proteção total da parte inferior torna a pick-up mais aerodinâmica, com um coeficiente de arrasto de 0,340. Um frunk (bagageira frontal) com abertura elétrica oferece uma capacidade de 424 litros.

Hyundai Kauai 

Após ter revelado as primeiras especificações no final do ano passado, a Hyundai apresentou ao público a nova geração do Kona, conhecido entre nós como Kauai. 

O SUV compacto da marca sul-coreana recebe, pela primeira vez, jantes de 19”, que se destinam a sustentar uma carroçaria também ela maior nas dimensões. 

Segundo a Hyundai, o novo Kauai registou um crescimento no comprimento de 14,5 cm, para os 4,35 metros, e na distância entre eixos, de 6 cm, para os 2,66 metros. Já a largura, terá crescido para os 1,82 metros, enquanto a altura é agora de 1,58 m… com jantes de 17″.

O Hyundai Kauai será comercializado em motorizações a gasolina, híbridas e totalmente elétrica.

Volkswagen Atlas Peak Edition 2024

A Volkswagen aproveitou o certame da “Big Apple” para apresentar o Atlas Peak Edition, uma versão do seu SUV mais adaptada para condução em fora de estrada, embora não chegue a ser um todo-o-terreno “puro e duro”.

O Volkswagen Atlas Peak Edition 2024 recebe algumas proteções exteriores e pneus de todo-o-terreno, assim como um sistema de tração integral que melhora consideravelmente as suas capacidades em fora de estrada.

Subaru Crosstrek Wilderness 2024

À semelhança do Volkswagen Atlas Peak Edition 2024, também o Subaru Crosstrek Wilderness foi desenvolvido a partir da versão base da gama e acrescenta alguns elementos para melhorar as prestações em fora de estrada.

O Subaru Crosstrek Wilderness recebe pneus de todo-o-terreno, uma maior altura ao solo, uma suspensão otimizada para maus pisos e um porta-bagagens no tecto que permite montar tendas de campanha.

No capítulo mecânico conta com um motor de 2,5 litros de cilindros opostos que desenvolve uma potência de 184 cv, o qual se encontra associado a um caixa automática de variação contínua. A transmissão recebeu ainda relações revistas de diferencial para melhorar as prestações fora do asfalto.

Kia EV9

Uma das grandes novidades do certame nova-iorquino foi o Kia EV9. O SUV elétrico de grandes dimensões da marca sul-coreana tem um comprimento superior a cinco metros e permite acomodar até sete ocupantes no seu habitáculo.

Construído sobre a plataforma modular elétrica global (E-GMP) da Kia. o EV9 adotou a quarta geração de baterias da marca, que está disponível em duas opções – 76,1 kWh para a versão de tração traseira e 99,8 kWh para os de tração traseira de maior autonomia e o de tração integral.

A variante de tração traseira Long Range está equipada com um motor elétrico de 150 kW (204 cv) de potência e 350 Nm de binário, possibilitando uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,4 segundos. Existe ainda uma motorização de 160 kW (218 cv) de potência e 350 Nm de binário para a variante Standard de tração traseira, sendo anunciada uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos.

Além disso, a oferta inclui ainda uma versão de tração integral equipada com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 283 kW (385 cv) e um binário de 600 Nm.