Saiba porque não deve ter os apoios do motor em mau estado

Os apoios do motor têm um papel importante para amortecer as vibrações do motor. Se ficarem degradados isso poderá ter um impacto no propulsor e dar origem a avarias dispendiosas.

Os apoios do motor têm um papel importante num automóvel. Apesar de não passarem de um pedaço de borracha com uma base metálica são responsáveis por amortecer as elevadas gerações geradas pelo conjunto constituído pelo motor e caixa de velocidades.

Nos automóveis com tração dianteiro transversal são particularmente importantes. Como o motor e a caixa de velocidades podem ser uma unidade compacta, os apoios do motor também suportam a transmissão.

À semelhança de outros componentes, os apoios do motor também estão sujeitos a desgaste e a deterioração com o tempo, podendo dar origem a outras avarias se não forem substituídos a tempo.

Se isso não acontecer, o motor não deixará de funcionar, mas a borracha dos apoios vai-se degradando com o decorrer do tempo devido às vibrações e aos ciclos extremos de calor e frio a que é sujeita regularmente.

Quando a borracha se degrada, irá ceder e pode chegar mesmo a desfazer-se. Contudo, uma inspeção visual pode não ser conclusivo porque, à primeira vista, um apoio em mau estado pode não ter mau aspeto. 

A primeira consequência desta lei da física consiste num aumento percebido das vibrações do motor no interior do motor, especialmente se for um motor a gasóleo.

Falha percebida

Regra geral, quase todos os automóveis com motor dianteiro têm dois apoios de motor superiores e um inferior, que limita a cabeça do propulsor. A falha do taco inferior é uma das mais percetíveis. O condutor irá notar que o conjunto do motor se movimenta de forma ostensiva quando se solta o pedal do acelerador. Trata-se de uma sensação desagradável porque todo o automóvel treme.

Se os apoios do motor ficarem muito degradados, o motor pode partir os seus apoios, assim como a cunha onde está montado o vão do motor, provocando uma grave avaria.

Se o veículo circular com os apoios em mau estado, o motor e a caixa de velocidades serão sujeitos a um esforço maior do que o habitual. Aquele conjunto deveria fazer o seu trabalho habitual, sofrendo ao mesmo tempo as inércias que provocam o seu próprio funcionamento. A caixa de velocidades e as engrenagens sofrem bastante e podem deixar de funcionar em casos extremos.

Além disso, as vibrações provocadas por apoios do motor em mau estado afetam outros elementos de um automóvel com os rolamentos, a linha de escape ou o próprio habitáculo. Se alguém quiser mais vibrações e ruídos no painel de bordo só terá de não ligar aos apoios do motor. A boa notícia é que o custo é relativamente acessível e a sua montagem não exige ferramentas específicas nem muitas horas de mão de obra na oficina.