Sado 550 - o 'mini' carro português

É considerado o "Smart" dos portugueses.

É verdade, Portugal também teve as suas próprias marcas de automóveis.

Foram poucas, cerca de 10, e ficaram marcadas na memória coletiva de grande parte dos portugueses.

A Turbo Online vai passar em revista alguns desses automóveis.

A marca em destaque hoje será a Sado.

Com o nome original Entreposto Sado 550, o Sado era o que hoje poderias chamar um "verdadeiro "Smart" da década de 80.

Depois de ter sido colocado à venda, em 1982, a procura foi tão grande que chegaram a ter lista de espera de alguns meses.

O "mini" Sado tinha um motor de dois cilindros com 547 cm3, produzindo apenas 28 cv.

Mais detalhes sobre o Sado 550

O Sado 550 recebeu este nome por ser fabricado em Setúbal e foi um carro citadino original concebido pela Entreposto Veículos Comerciais nas suas oficinas de Moscavide em Lisboa onde os primeiros protótipos se fizeram em 1978 embora seria fabricado em Setúbal desde 1982.

Nas mesmas linhas de montagem também se construíram todos os conhecidos antigos modelos comerciais da gama Datsun Sado.

Ambas as marcas seriam distribuídos pela rede das sucursais Entreposto Comercial S.A. nos anos 1980 e foi este o resultado final de um antigo estudo de uma pequena viatura que se chamava de "O Projecto Ximba" do qual o conhecido ex-piloto português José Megre também fazia parte da equipa técnica deste novo projeto.

O Sado tinha cinco versões, todas elas semelhantes entre si e, assim, com poucas diferenças.

O valor em stand deste "mini português" estava num intervalo dos 70.000 Escudos e os 290.000 Escudos.

Imagem: Museu do Caramulo