Numa altura em que a Rússia se vê isolada de grande parte da comunidade internacional, um pequeno fabricante automóvel russo de nome Rossa acaba de apresentar o seu modelo de estreia: o Rossa LM GT Concept. Um carro de corridas para os GT2 e GT, mas que também terá variante homologada para estrada.
Apresentado enquanto carro de competição para as categorias GT2 e GT3, este Rossa LM GT Concept é a primeira criação de um novo construtor automóvel russo de nome Rossa, que tem como principal rosto Roman Rusinov. Um experiente piloto russo com um histórico de sucesso nas corridas de resistência, além de várias participações nas 24 Horas de Le Mans.

Segundo as informações divulgadas, o objectivo inicial da empresa é desenvolver um automóvel de corridas que esteja de acordo com os regulamentos dos GT2 e GT3, de forma a poder participar em campeonatos destas categorias, tanto na Rússia, como na Europa. Com o piloto a apontar, inclusivamente, como referência para o seu carro, o novo Maserati MC12.
LEIA TAMBÉM
Edição limitada por 1 milhão. Porsche apresenta o 911 GT3 R Rennsport
O Rossa LM GT Concept terá sido desenhado por elementos que anteriormente estiveram ligados à já defunta marca Marussia e que decidiram construir a carroçaria com elementos aerodinâmicos proeminentes, grandes entradas de ar, além de vários pormenores que o dotam de um ar mais agressivo.
Contudo, os seus criadores assumem, desde já, que a versão de produção deverá ser maior em comprimento, largura e altura que o concept, além de com várias evoluções em termos estilístico, também de forma a cumprir os referidos regulamentos. O mesmo se aplicando à cabine de dois lugares, a qual deverá sofrer alterações face àquela que é a configuração presente no concept - com um volante de corrida e display integrado, um ecrã central táctil, uma série de botões relacionados com o automobilismo e estofos em couro, complementados com algumas aplicações em fibra de carbono.

De acordo com aquilo que se pode ler no site oficial da empresa, o automóvel terá sido desenvolvido "inteiramente pela empresa", ainda que, o mais provável, é que a Rossa tenha adquirido muitos dos componentes junto de outras empresas. Como é o caso, por exemplo, do chassis monocoque em fibra de carbono ou até mesmo do V10 5,2 litros naturalmente aspirado. Bloco que poderá ter algo a ver com o V10 utilizado no Audi R8 e Lamborghini Huracán, dois modelos em fase de descontinuação.
Previsto para 2024… por meio milhão
Segundo a Rossa, este LM GT Concept deverá vir a conhecer, igualmente, uma variante homologada para utilização em estrada, da qual pouco ainda se sabe, até porque, primeiramente e já em 2024, chegará o GT2. Já a versão para o dia-a-dia, só está prevista para 2026.

Quanto a preços, o fabricante avança que a primeira versão do Rossa LM GT Concept deverá ter um preço de entrada na ordem do meio milhão de euros. O que, diga-se, leva a crer que, tanto o GT3, como a variante de estrada, venham a ser ainda mais caros.
Ver esta publicação no Instagram