Rivian R2 vai servir de base aos elétricos da Volkswagen

Os futuros modelos do Grupo Volkswagen, a começar pelo Every1, vão utilizar a plataforma e arquitetura do Rivian R2, segundo revelou o responsável de software da tecnológica norte-americana que também irá lançar o seu próprio SUV.

A parceria no âmbito do software entre a start-up norte-americana de veículos elétricos e o gigante automóvel germânico Volkswagen, que tem um valor estimado de 4,38 mil milhões de euros, ganhou novos contornos. Não só o grupo germânico terá acesso a uma plataforma de software partilhada para ajudar a ultrapassar os problemas crónicos da Cariad nesta área, como a arquitetura do futuro SUV da Rivian se irá tornar no “cérebro” oficial de todos os veículos elétricos com a marca Volkswagen.

A informação foi avançada pelo responsável de software da Rivian, Wassym Bensaid, numa entrevista à Yahoo Finance, adiantando que a plataforma modular do R2 está a ser preparada para ser o “ingrediente secreto” de todo e qualquer veículo elétrico da Volkswagen num futuro próximo.

O primeiro modelo a ser lançado, baseado nesta plataforma, será o acessível Volkswagen Every1, que terá uma nova designação quando for lançado. Tudo indica que utilizará uma versão chave na mão daquela plataforma que depois será estendida aos modelos que forem sendo lançados.

Transversal a todo o grupo

“A R2 é a plataforma que será utilizada em todos os veículos elétricos da Volkswagen. Portanto é mesmo uma tecnologia tão modular e escalável que iremos introduzir noutras marcas do Grupo Volkswagen e vamos fazê-lo de tal forma que ainda será permitido a cada uma das marcas expressar a sua identidade própria,” explica Wassym Bensaid.

Já era público que as marcas Audi, Porsche, Lamborghini, Skoda, Seat e outras do universo Volkswagen iriam ter acesso à parceria estabelecida na área do software, mas o responsável da Rivian confirmou que todas as marcas terão acesso à plataforma do R2 e à sua tecnologia.

“Cada marca terá a sua própria imagem e sensação de condução. Cada terá a sua própria afinação de suspensão, mas por baixo, o veículo terá uma otimização baseada na mesma tecnologia e arquitetura de software”, sublinha.

A Volkswagen, recorde-se, teve sérios problemas com o software durante bastante tempo. A sua divisão Cariad enfrentou muitas dificuldades nesta área que eram de difícil resolução. Alguns modelos na Europa - Audi R2, Audi TT, Porsche 718 Cayman, Porsche Boxster, Porsche Macan, Volkswagen Transporter 6.1, Volkswagen Up - tiveram de ser descontinuados no ano passado porque o seu software não conseguia cumprir os requisitos de cibersegurança previstos no regulamento UN R155.

Esta parceria com a Rivian sublinha como está a mudar a visão da Volkswagen em termos de software e arquitetura, assim como o seu compromisso em se adaptar aos tempos modernos, enquanto outros fabricantes introduzem novas tecnologias em sistemas onde correm linhas de código antigas.