Rimac apresenta bateria de estado sólido com recarga ultrarrápida

A Rimac revelou uma bateria de estado sólido que promete revolucionar os supercarros elétricos. A tecnologia reduz peso, aumenta a densidade energética e carrega de 10% a 80% em menos de 7 minutos.

A Rimac aproveitou o Salão de Munique (IAA Mobility 2025) para mostrar os seus avanços tecnológicos que poderão redefinir o futuro dos carros elétricos de alto desempenho.

O maior destaque foi a apresentação de uma bateria de estado sólido, desenvolvida em parceria com a ProLogium e o Mitsubishi Chemical Group.

Bateria promissora

Para começar, o novo pack de 100 kWh promete recarga ultrarrápida: apenas 6,5 minutos são suficientes para carregar dos 10% aos 80%.

Contudo, esta solução está dependente de infraestruturas de carregamento muito mais potentes, ainda raras em muitos países.

Mesmo assim, a Rimac espera ver este pack a equipar veículos elétricos de alta performance a partir de finais de 2027.

Os ganhos técnicos desta nova bateria de estado sólido são expressivos. A densidade gravimétrica sobe de 213 Wh/kg (watt-hora por quilograma ou energia por peso) para 260 Wh/kg, enquanto reduz o peso do conjunto de 470kg para 384 kg.

A densidade volumétrica cresce de 313 Wh/l (watt-hora por litro ou energia por volume) para 350 Wh/l, o que significa mais energia em menos espaço: 285 litros contra 320.

Em termos de potência, esta bateria sólida pode fornecer até 850 kW (1.156 cv), ligeiramente acima dos 824 kW (1.120 cv) do pack cilíndrico atual da Rimac.

Outro trunfo é a resistência em condições extremas. De acordo com a Rimac, o sistema mantém mais de 95% da capacidade a -20 ºC e melhora a segurança ao eliminar o risco de incêndio ou explosão nas células.

O seu design recorre a células em bolsa com ânodo de silício, preenchidas por uma mistura catódica de 90% de níquel, 5% de manganês e 5% de cobalto, e alojadas numa estrutura em compósito termoplástico.

O arrefecimento deixa de ser feito por água-glicol, tal como utilizado no design cilíndrico, e passa a ser feito por um sistema refrigerante indireto.

Novos motores e centralinas

Além da bateria, a Rimac apresentou dois novos motores elétricos compactos. O Sinteg 300 oferece potências entre 150 e 360 kW (204 a 490 cv) e binário de 2.500 a 6.250 Nm. Já o Sinteg 550 atinge 550 kW (750 cv) e 11.000 Nm.

Ambos podem chegar às 25.000 rotações por minuto, graças a um rotor patenteado de baixo peso.

Outro destaque da montra da Rimac foram as novas centralinas eletrónicas, equipadas com os processadores S32E2 e NXP e concebidas para veículos definidos por software.