Renovada Mercedes Classe V chega em maio

Texto: Nuno Fatela
Data: 4 Fevereiro, 2019

 Nos próximos dias devem ser revelados pela marca os preços das renovadas Mercedes Classe V e Marco Polo, que estarão no mercado com um novo motor Diesel

Após as fotos e vídeo publicados no nosso Instagram e Facebook, revelamos-lhe agora a renovada Mercedes Classe V, que o fabricante germânico desvendou na última semana durante um evento em Estugarda. Mantendo os seus principais traços estéticos, entre as maiores novidades encontram-se a introdução de um novo nível de equipamento AMG Line e um novo motor Diesel, da família OM654, que já era conhecido das famílias de modelos Classe C e Classe E. Além disso, destaque ao conforto, com a introdução no mercado europeu dos bancos com função massagem que tinham sido estreados na Mercedes Classe V para a China. Foi já confirmado pelo fabricante germânico que a nova Classe V chegará a Portugal em maio.

Especialmente vocacionada para o transporte de passageiros, sendo por isso incluída pela marca no segmento dos ‘People Movers’, a Mercedes Classe V surge agora com um motor de 240cv e 500Nm (mais 30Nm suplementares por curtos momentos na fase de aceleração, com o “overtorque”). Este bloco surge conetado a uma transmissão automática de nove velocidades, a 9G Tronic, opção que ajuda a reduzir os consumos e garante passagens mais suaves. Deste propulsor são ainda destacados os baixos níveis de ruídos e vibrações que ele garante à V300d, que já cumpre as normas de emissões Euro 6d-Temp e anuncia consumos de 6,3l/100km.

A introdução do novo motor teve impacto também na imagem, já que obrigou a alterar a dianteira do modelo. Porque uma das principais alterações no design exterior surge pelo alargamento da grelha inferior, um aumento de dimensões que resulta da necessidade de enviar mais ar para o motor. De resto, surgem também novos cromados para o exterior, a opção por novas jantes entre 17” e 19” e também três novas cores para a carroçaria (dois cinzentos e um vermelho). Para aqueles que desejem um visual com maior inspiração desportiva para este ‘people mover’, surge também um novo nível de equipamento AMG Line, visível das fotos do modelo com cor branca, que se junta aos Mercedes Classe V AvantGarde e Exclusive.

 

A bordo o ambiente premium deste modelo mantém-se intacto, com um design bastante similar ao dos restantes modelos ligeiros de transporte de passageiros da marca da estrela. Com novos materiais e revestimentos disponíveis, a novidade mais sedutora do habitáculo é a chegada dos bancos com função massagem e climatização. Já disponíveis para o mercado chinês, estes assentos reclináveis quase na totalidade são comparados aos existentes no Classe S, e na apresentação em Estugarda tivemos oportunidade de comprovar todo o conforto que eles proporcionam.

No lote de novidades da Mercedes Classe V estão ainda as novas assistências de condução integradas. Entre as ajudas ao condutor, que superam a dezena de sistemas, constam também agora o Hign Beam Assist Plus, para evitar o encandeamento dos outros condutores, e o novo Active Break Assist com travagem autónoma. De resto, continuam disponíveis a monitorização da atenção do condutor e o auxílio contra ventos cruzados, entre outros sistemas de segurança.

Estas novidades estão também disponíveis na versão de “campismo” do Mercedes Classe V, conhecida como Marco Polo. Ela recorre também ao motor de 240cv, que aqui oferece consumos desde 6,8L/100km. De resto, como as fotos comprovam, esta versão surge com fortes alterações para se adaptar às funções, mais associadas ao turismo, a que se destina. Uma última referência para o anúncio, por parte da Mercedes, de um novo passo no segmento dos furgões. Trata-se da eletrificação da Classe V (através do concept EQV), que vem anunciar reforços nesta gama que conta já com a eSprinter e a eVito. Mas mais detalhes sobre esta nova aposta ficam reservadas para o Salão de Genebra, que abre portas em março.