É verdade. No que toca a médias, consumos e autonomias, os construtores de automóveis são tão otimistas como os publicitários. Veja-se a nova bateria Z.E. 40 do Renault Zoe. Pesa mais 10 kg, ocupa o mesmo espaço e, por ser mais densa, quase duplica a capacidade do Zoe atual. São 41 kWh contra os 22 kWh originais. Ora, se o Zoe anuncia 240 km de autonomia, o Zoe Z.E. 40 promete 400 km entre cargas. Bom demais. Até para a Renault, que reconhece que em condições reais de utilização a autonomia deverá rondar os 300 km.
Disponível no final de janeiro, a nova bateria Z.E. 40 também pode ser montada nos Zoe atuais. A atualização requer um dia de oficina e tem um custo de 3500 €. Enquanto esta opção mantem sempre o plano de aluguer anterior, os Zoe adquiridos a partir do próximo ano contemplam a possibilidade de comprar a bateria. Uma opção que acrescenta 7500 € aos 24 600 € do Zoe Z.E. 40. O Zoe mantém-se em tabela, com 240 km de autonomia e um preço de 22 150 € e uma renda de 59 € pelo aluguer das baterias, valor que sobe para os 69 € no caso das baterias Z.E. 40.