Renault estreia comerciais definidos por software

A Renault anunciou a entrada de uma nova era na sua gama de comerciais elétricos com os novos modelos Trafic Estafette Goelette, que são os primeiros veículos definidos por software da marca francesa. A produção arranca no próximo ano na fábrica onde é construída a atual geração do Trafic.

A Renault apresenta no Salão de Veículos Comerciais de Birmingham (CV Show) a sua nova gama de veículos comerciais elétricos, que é constituída por três modelos - Trafic, Estafette e Goelette - recuperando algumas designações de modelos históricos da marca francesa. As novas propostas foram projetadas para responder às necessidades operacionais específicas dos clientes com soluções à medida.

Os novos Trafic, Goelette e Estafette foram desenvolvidos a partir de uma nova plataforma elétrica em forma de skate que foi desenhada para otimizar a capacidade de carga em relação à pegada de carbono, com uma projeção dianteira curta  e motorização traseira. A marca reivindica que o diâmetro de viragem de rodas de 10,3 metros é semelhante ao de um Clio.

A nova geração de comerciais elétricos de dimensões médias da Renault será proposta em duas opções de bateria e uma motorização elétrica com 150 kW (204), podendo a autonomia chegar aos 450 quilómetros.

O novo Renault Trafic E-Tech será proposto em dois comprimentos de carroçaria (4,87 metros e 5,27 metros), duas distâncias entre-eixos, uma altura de tecto (1,90 metros) e dois volumes úteis de carga (5,1 m3 e 5,8 m3). O Goelette E-Tech partilha a mesma plataforma, mas a secção traseira foi preparada para receber diversos tipos de transformações.

O Estafette, por seu lado, é um furgão de tecto alto (2,60 metros) e comprimento exterior de 5,27 metros, oferecendo um volume útil de 9,2 m3. Este modelo está vocacionado para distribuição de última milha, contando com uma porta entre a cabina e o compartimento de carga, permitindo ao operador aceder à mercadoria sem sair do veículo.