Mobieco

Publicidade

Agendado para Paris. Renault 4 EV mostra-se em vários teasers

Texto: Francisco Cruz
Data: 2 de Outubro, 2024

Ansiosamente aguardado por toda uma geração que ainda recorda o modelo original, a Renault acaba de divulgar, não um, mas vários teasers do futuro 4, agora elétrico, cuja apresentação mundial está já agendada para o próximo Salão Automóvel de Paris, que terá lugar já este mês de outubro.

Anunciado como um pequeno SUV zero emissões, o novo Renault 4 terá por base a mesma plataforma do 5, complementada com uma carroçaria cujo design deverá ir buscar inspiração ao modelo original comercializado entre 1961 e 1994, assim como ao concept 4Ever Trophy de 2022.

De resto e segundo os teasers agora divulgados, realce para a manutenção da grelha rectangular iluminada e emblema também iluminado que faziam parte do concept, o mesmo acontecendo com os farolins segmentados em três partes e as janelas traseiras trapezoidais. Estas últimas, soluções inspiradas, igualmente, no modelo dos anos 60, tal como acontece com as extensões dos pára-choques, mas que aqui deixam de ser cromadas, para ser em plástico.

LEIA TAMBÉM
Apanhado! Novo Renault 5 E-Tech já está em Portugal

Finalmente, as imagens mostram ainda três frisos horizontais ao longo dos flancos, à imagem da versão dos anos 80, assim como um tejadilho em lona retrátil e um spoiler de tejadilho. Sem esquecer as proteções em plástico das cavas das rodas, a ajudar a transmitir a ideia que o 4 será capaz de “atirar-se” a terrenos mais acidentados.

Contudo, além de não apresentar soluções técnicas capazes de lhe garantirem verdadeira aptidão offroad, o Renault 4 é igualmente proposto, apenas e só, com tração dianteira, além de com as mesmas opções de um só motor elétrico do 5. Ou seja, com níveis de potência que poderão variar entre os 95, 123 e 140 cv, apoiados em duas soluções de bateria – 40 e 52 kWh.

Maior e mais pesado que o Renault 5 EV, o Renault 4 não deverá, no entanto e com as mesmas motorizações do irmão, conseguir oferecer os mesmos 410 km de autonomia máxima prometidos por este último. Situação que, no entanto, prometer atenuar com doses ainda maiores… de charme.