Recorde a Espace F1 num Ensaio de Alain Prost

Texto: Nuno Fatela
Data: 12 Setembro, 2018

De todos os veículos que foram criados com ligação direta à Fórmula 1, talvez o único capaz de rivalizar com o Mercedes-AMG Project One seja o monovolume mais louco da história. Recorde agora, em vídeo, a Renault Espace F1 a ser guiada por um dos mais vitoriosos pilotos de sempre no Grande Circo

Quando falamos de um V10 3,5L atmosférico capaz de debitar 820cv, obviamente todos pensam que estamos a falar de um dos mais exclusivos superdesportivos da história. Mas neste caso, falamos de um veículo totalmente diferente… um monovolume. Esta é a história da Espace F1, a quem a Renault Sport ofereceu em 1994 um motor do Fórmula 1 Williams FW15C, e outras mudanças para ser capaz de lidar com essa força bruta. É o caso do chassis em fibra de carbono e da caixa sequencial de seis velocidades.

O resultado é verdadeiramente fenomenal, com esta Espace F1 a conseguir atingir os 100km/h em apenas 2,8 segundos e a fazer o ponteiro do velocímetro passar dos 200km/h em 6,9 segundos. E a ascensão não para antes dos 300 km/h, pois a sua velocidade de ponta está situada somente nos 312 km/h. Atualmente guardada no Museu da Matra, uma verdadeira casa de sonhos repleta de carros de sonho que a Turbo visitou recentemente, mostramos-lhe agora o teste que o tricampeão mundial de Fórmula 1, Alain Prost, fez à Espace F1. Caso para dizer… Mon Dieu!!!

Veja também:

Os históricos Renault inspirados na Fórmula 1
Clio RS ganha inspiração na F1

Partilhar