Publicidade

Acura mostra RDX Concept, um SUV luxuoso

Texto: Miguel Policarpo
Data: 16 de Janeiro, 2018

É luxuoso, incorpora tecnologia avançada e antevê o design arrojado que a Acura vai adaptar aos seus futuros modelos. Eis o RDX Concept, o protótipo apresentado no Salão de Detroit cujo modelo de produção deverá chegar no final do ano.

A Acura procura conquistar o mercado dos EUA desenvolvendo um modelo que conjuga o que os norte-americanos mais apreciam: o segmento dos SUV, o luxo e a tecnologia aprimorada. Assim é o RDX Concept, que serve de exemplo ao design a adoptar pela marca aos seus futuros modelos. E é também desportivo por fora e por dentro, incorporando o que a Acura designa por ‘A-Spec trim’, um estilo que remonta para a performance em todas as vertentes do automóvel.

Este protótipo apresenta a terceira geração do RDX, a ser concebida numa nova plataforma mais leve e firme e a receber o novo propulsor de 2.0l DHOC VTEC – potente mas eficiente nos consumos – associado a uma caixa automática de 10 velocidades, a primeira no segmento. Previsto para ser lançado em 2019, o novo RDX marca o regresso do sistema de tração integral ‘Acura Super-Handling All Wheel Drive’, uma solução acompanhada pelos quatro modos de condução selecionáveis: Comfort, Snow, Sport e Sport+.

A frente do SUV demarca-se pela grelha em diamante pentagonal que encastra o símbolo da Acura, um traçado elegante que conflui para a restante carroçaria de aspeto esculpido e com formas dinâmicas que realçam o aumento em 6,35 cms da distância entre eixos. De realçar as óticas em LED que incorporam a tecnologia de iluminação ‘Acura Jewel Eye’.

No habitáculo reforça-se a palavra luxo e a conjugação com a evolução tecnológica. Mais espaçoso, o RDX Concept tem bancos desportivos em napa que ganham um novo design, sendo os assentos dianteiros aquecidos e ventilados. O teto panorâmico do SUV é o mais extenso no segmento, garante Acura. O ecrã tátil de 10.2” de alta definição é controlável inclusivamente através de um painel igualmente tátil, sendo este sistema de infoentretenimento compatível com Android e capaz de reconhece rcontrolos por voz. Estas são algumas das capacidades que aumentam a lista de soluções tecnológicas propostas para o protótipo, em que se destaca também o sistema de som envolvente Acura ELS Studio 3D, que dispõe de 16 altifalantes, entre outras.

Além do Acura RDX Concept, descubra dois outros protótipos apresentados no Salão de Detroit: o Lexus LF-1 Limitless e o Nissan Xmotion.