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Range Rover. A evolução de um ícone


Data: 22 de Março, 2022

Marco histórico no que à evolução do Automóvel diz respeito, a primeira geração do Range Rover, revelada em 1970, criou um novo conceito, ao combinar o luxo e a exclusividade, com versatilidade e aptidões fora de estrada. O novo Range Rover projeta ainda mais longe as capacidades deste ícone.

Ainda mais requintado e tecnológico, o novo Range Rover promete voltar a fazer história ao aprofundar as características que fizeram do modelo inglês uma referência incontornável para aqueles que privilegiam a exclusividade, o requinte, o conforto a bordo e as capacidades em estrada e nos terrenos mais demolidores.

O novo Range Rover conta, para isso, com os conteúdos tecnológicos mais avançados, em sintonia com uma aparência sublime, definida pelas linhas modernas que integram, de forma perfeita, os 45 cm a que esta quinta geração cresceu face ao modelo anterior. Mérito das opções estilísticas que se evidencia, ainda mais, no caso da versão de chassis longo com 5,26 metros de comprimento.

Mesmo com cinco metros de comprimento, as linhas minimalistas e modernas conseguem integrar na perfeição os 45 cm a mais que o novo Range Rover ostenta
Mesmo com cinco metros de comprimento, as linhas minimalistas e modernas conseguem integrar na perfeição os 45 cm a mais que o novo Range Rover ostenta

Num corpo também ele mais largo, as principais novidades surgem na traseira, onde o novo desenho do portão da bagageira e os novos grupos óticos na vertical, vieram acentuar a inquestionável elegância. Ao mesmo tempo, na frente, os novos faróis com a tecnologia matrix LED, mais estreitos e eficazes, conseguem iluminar até 300 metros e evitam o encandeamento dos condutores que circulam em sentido contrário.

Elegante, luxuoso, tecnológico… e ainda mais personalizável

A par da Segurança, também o conforto é manifestamente uma prioridade no novo Range Rover, algo que se manifesta no espaço amplo disponibilizado para todos os ocupantes.

Grande destaque nesta nova geração é o facto de a versão de chassis longo oferecer, pela primeira vez, uma terceira fila de assentos onde podem viajar em pleno conforto, mais dois adultos.

Desde o lançamento, o novo Range Rover está disponível com os já conhecidos níveis de acabamento SE, HSE SV e o particularmente impressionante Autobiography, a que se junta, na fase de lançamento, uma versão First Edition com detalhes exclusivos. Para sublinhar a exclusividade e, ao mesmo tempo, responder aos desejos de um leque cada vez mais amplo de clientes, as possibilidades de Personalização são ainda maiores. Ao nível dos revestimentos, por exemplo.

Fundamental, também, é o facto de o novo Range Rover contar agora com as tecnologias mais avançadas de conectividade. Em destaque, o novo sistema de infoentretenimento Pivo Pro, conjugado com um impressionante ecrã central de 13,7 polegadas, a que se juntam os ecrãs individuais de alta resolução com acesso individualizado. Verdadeiramente único, o sistema de som de alta fidelidade com 1600 W de potência e 35 altifalantes (quatro dos quais em cada um dos encostos de cabeça), conta com um sistema que anula por completo o ruído exterior, no interior do habitáculo.

O novo Range Rover vem oferecer níveis de conforto, sofisticação e, principalmente, personalização, como nunca antes havia sido possível neste modelo
O novo Range Rover vem oferecer níveis de conforto, sofisticação e, principalmente, personalização, como nunca antes havia sido possível neste modelo

Determinante para o conforto, mas, também, para a dinâmica de condução, a nova geração do Range Rover conta com uma plataforma com suspensão pneumática, além de barras de torção ativas em cada um dos eixos, com ambas a atuarem em conjunto de forma a definir, a todo o momento, a firmeza com que o Range Rover lida com o piso. A nova plataforma é responsável pelos elevados níveis de bem-estar a bordo e pela grande eficácia dinâmica, conseguindo antecipar as condições de piso, graças à informação fornecida pelo sistema de navegação, bem como das câmaras colocadas na frente e que vão “analisando” o piso.

Fundamental é, também, a direccionalidade das rodas traseiras, através de um sistema de articulação do eixo posterior, que permite variar o ângulo das rodas até 7 graus – mais 3 graus do que é usual… Como resultado, destaque para o impressionante diâmetro de viragem: 11 metros, um valor notável, tendo em conta as dimensões exteriores do Range Rover.

Motores a gasolina, Diesel… e PHEV

No que à propulsão diz respeito existem alterações importantes e em todos os motores disponíveis deste novo Range Rover que, ao contrário do que parece ser a tendência do mercado, não abdica do Diesel. Uma aposta que muitos valorizam e que se materializa no comprovado bloco de seis cilindros em linha com 3.0 litros, 350 cv e 700 Nm de binário, capaz de atingir os 234 km/h. A este junta-se um evoluído bloco V8 de 4.4 litros a gasolina que, graças aos dois turbos de conduta dupla, anuncia 530 cv de potência e 750 Nm de binário.

Embora exibindo uma cada vez maior preocupação com as emissões e com o Ambiente, o novo Range Rover não abdica do Diesel, também ele, cada vez mais eficaz
Embora exibindo uma cada vez maior preocupação com as emissões e com o Ambiente, o novo Range Rover não abdica do Diesel, também ele, cada vez mais eficaz

Tão ou mais importante do que a modernização dos motores exclusivamente de combustão, é o reforço da aposta nos blocos híbridos plug-in. Assim, em vez do anterior bloco de quatro cilindros, com 2.0 litros associado a um motor elétrico com 115 cv (404 cv) surge agora uma solução com resultados muito mais convincentes. O ponto de partida passa a ser o bloco V6 3.0 a gasolina, a que se junta um motor elétrico de 105 kW (143 cv), resultando numa potência combinada de 440 cv e 620 Nm de binário. A velocidade máxima anunciada é de 226 km/h, enquanto o consumo em trajeto combinado fica-se pelos 0,8 l/100 km!

Não menos importante, numa motorização que está, inclusivamente, disponível numa variante mais potente, com 510 cv, a introdução de uma nova bateria de maior capacidade (38,2 Kwh, 31,8 kWh úteis) e que veio permitir aumentar a autonomia elétrica até aqui de menos de 30 km, para uns bem mais impressionantes 113 km.

Nomeadamente nas motorizações híbridas plug-in, a adopção de uma bateria de maior capacidade veio trazer, não apenas uma maior autonomia elétrica, como também tempos de carga menor

Muito importante é, também, o facto de esta bateria poder ser carregada em pontos de carga rápidos, até 50 kW, que permitem repor até 80% da capacidade, em apenas uma hora. Ou, então, em cinco horas, se for utilizada uma wallbox de 7,2 kW.

O novo Range Rover prometeu reescrever a História dos automóveis luxuosos com capacidade para superar, em pleno conforto e segurança, os pisos mais difíceis e vai, sem dúvida, cumprir. Será, por isso, o mais exclusivo e o mais desejado Range Rover de sempre.