Range Rover Evoque: Performance em todos os momentos

Texto: Conteúdo Patrocinado
Data: 5 Outubro, 2019

Quando a Range Rover lançou o Evoque apresentou ao mundo a combinação ideal para condução em cidade, viagens em vias rápidas e aventuras off-road. Agora ainda mais eficiente, graças às evoluídos motorizações, o Evoque conta com motores e demais tecnologias que respondem de forma excelsa em todos os momentos ao volante

Perfeitos para o alcatrão… mas também para a lama, a gravilha, as pedras o gelo ou qualquer outra superfície. Assim podem ser definidos os motores do Range Rover Evoque, adaptados para corresponder na perfeição, e com grande eficiência graças ao sistema microhíbrido de 48 volts (e vem ai também o Evoque PHEV), a todos os requisitos. A gama contempla três opções Diesel e outros tantos a gasolina, que podem ser facilmente distinguidos pela letra “D” ou” “P que surge nas suas designações oficiais.

Um dos focos no Evoque, extremamente bem adaptado para a condução em cidade, é a suavidade e silencio de rolamento. Algo que a marca alcança através da evoluída gama de propulsores Ingenium e que exponencia ainda mais com a qualidade do chassis, da suspensão e da construção do SUV. E ainda a otimização das transmissões automáticas de nove velocidades da ZF, para maior suavidade de rolamento. É verdadeiramente incrível a tranquilidade sentida a bordo, quase como se estivesse a levitar entre o trânsito urbano.

Um dos segredos para tal é o sistema elétrico de 48 volts que recupera energia durante as desacelerações. Ele alimenta o motor de arranque/alternador, desligando automaticamente o motor de combustão a baixas velocidades e ficando responsável pelo sistema Start&Stop. O que significa ausência de ruídos, ausência de vibrações e… ausência de consumos. Foi graças a este sistema que o Range Rover Evoque se tornou no primeiro SUV Compacto Premium a cumprir os requisitos RDE2, um exemplo claro das suas elevadas performances ambientais.

Os consumos de 5,4l/100km e emissões de 149g/km de CO2 do bloco Diesel de 150cv e 380Nm são referencial para os SUV Coupé. Para tal a marca recorre não apenas aos 48 volts mas igualmente, como nos motores a gasóleo de 180cv (430Nm) e de 240cv (500Nm), a tecnologias como a injeção de Adblue. Também os gasolina fazem da eficiência e prestações um trunfo. Dotados do sistema de 48 volts, os motores P200, P250 e P300 destacam-se também pela poupança de combustível e agradáveis performances que proporcionam.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Os elevados níveis de potência e de binário dos motores do Evoque garantem-lhe intensas acelerações e também a força necessária para superar qualquer obstáculo. E, como se sabe, ter um Range Rover é há mais de cinco décadas um convite à aventura, com a garantia das capacidades da maior especialista da indústria automóvel nessas explorações.

Nesses momentos em que a estrada acaba, mas a viagem não, o condutor pode confiar tração integral e, ainda, nas versões de 240cv e de 300cv, recorrer à vetorização do binário que divide a força entre os dois eixos. Algo que irá garantir mais segurança e performance quando se acelera em estrada, mas que se revela igualmente importante ao atacar os terrenos mais traiçoeiros.

Apesar da sua imagem se integrar na perfeição nas mais cosmopolitas cidades, o próprio desenvolvimento do Evoque fez dele um off-roader por natureza. Afinal, os seus genes não enganam… Ele é fabricado com base na plataforma de Arquitetura Transversal Premium da Range Rover, tornando-se nesta segunda geração ainda mais resistente e com maior rigidez.

A sua suspensão, MacPherson Hydro dianteira e Integral Link atrás, coloca-o agora a 212mm do solo. E, graças a isso e a toda a preparação específica da marca britânica, consegue agora atravessar rios e outros cursos de água com 600mm de altura. Nesses momentos o condutor também pode confiar totalmente nas tecnologias do Evoque, já que os Sensores de Passagem a Vau garantem que está sempre seguro. Referência ainda aos ângulos de entrada de 25º e de saída de 30,6º, que revelam a capacidade de manobrar entre os mais intricados caminhos fora do asfalto.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Mas há muitos outros atributos que fazem do Evoque um parceiro de confiança nessas jornadas por onde mais nenhum condutor se aventura. Um deles, o Terrain Response 2, demonstra o alto cariz tecnolígico do SUV Coupé em todas as ocasiões. Ele permite optar entre cinco modos de condução (Auto; Conforto; Areia; Relva/Gravilha/Neve; Lama e Trilhos) garantindo que está sempre equipado na perfeição para chegar ao seu destino com segurança e pujança.

Há outros apoios especialmente destinados a quem quer explorar o mundo, mas sem estar dependente de onde acabam as estradas. Como, por exemplo, os sistemas Hill Descent Control, Gradient Release Control e All-Terrain Progress Control. Mas o mais espetacular é mesmo o Clear Sight Ground View que, recorrendo a múltiplas câmaras, consegue mostrar os obstáculos na rota. As geniais imagens vistas no ecrã de 10’’ do infotainment, com o capot a tornar-se “transparente”, evitam ter de sair da viatura, colocando em risco a segurança e correndo o risco de se sujar, para saber o trajeto correto. E, dessa forma, poderá chegar ao topo do mundo tal como o Evoque. Com todo o estilo!