O Rally de Portugal Histórico está de volta numa prova com cerca 1900 quilómetros de extensão, onde será possível reviver os troços históricos, cumpridos por alguns dos mais emblemáticos e icónicos veículos que fizeram a história da competição. O arranque é já no próximo dia 24 de setembro.
Apesar dos detalhes do percurso ainda serem secretos, Sintra será a base para o evento que se realizará entre os dias 24 e 28 de Setembro.
O primeiro encontro entre os concorrentes será na segunda-feira, dia 23 de setembro, no Hotel Vila Galé de Sintra, para verificações documentais, com a partida oficial a acontecer no dia seguinte, na Praia do Magoito, para uma etapa com uma extensão de 243 quilómetros.
Na quarta-feira, 24 de setembro, a comitiva ligará a Figueira da Foz a Viseu, num percurso de 259 quilómetros, com as equipas a chegarem de noite a cidade de Viriato.
Já para quinta-feira, está reservada uma das grandes novidades deste evento, na etapa com partida e chegada a Viseu, a qual levará os concorrentes ao Eurocircuito da Costilha, em Lousada, com incursões, também, pelos troços de Fafe, Régua e Lamego.
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A quarta e última etapa do Rally sairá de Viseu, seguindo-se a passagem pelo Caramulo, Mortágua e paragem em Coimbra. À tarde, as equipas passam no circuito do Leiria Sobre Rodas e, à noite, chegada a Sintra.
No sábado, após os quase 1900 quilómetros de prova, todas as 68 equipas entram num parque fechado, em Sintra, para assistirem à entrega de prémios, no Hotel Vila Galé.
Pedaços de história sobre rodas
Num evento que já faz parte da história dos ralis em Portugal, a promessa, da parte da organização, de que não faltarão modelos históricos, como, por exemplo, os Lancia Delta Integrale de 1988, Lancia Stratos de 1974, Mazda 323 GTX 4WD de 1989, ou o carro mais antigo em prova, um Austin Healey 100/6.
Numa edição em que a maioria das equipas presentes é estrangeira, de países como Espanha, França e Inglaterra, destaque, ainda, para a presença do CEO da Stellantis, o português Carlos Tavares. Um adepto praticante das provas de automobilismo, que irá marcar igualmente presença na edição de 2024 do Rally de Portugal Histórico, ao volante de um Porsche 911 3.2 de 1985.