Mobieco

Publicidade

Quantron estreia camião ligeiro Qargo EV Light Truck

Texto: Carlos Moura
Data: 27 de Junho, 2022

A Quantron desenvolveu um camião ligeiro elétrico, denominado Qargo 4 EV Light Truck. que já tem preço conhecido na Alemanha, e anunciou um tractor elétrico 4×2, baseado no  DAF CF Space Cab.

Após a apresentação do autocarro urbano Cizaris 12, baseado no chassis do parceiro EV Dynamics e adaptado para a Europa, a Quantron reforçou a sua oferta com um segundo modelo, mas, desta vez, trata-se de um camião ligeiro elétrico que será disponibilizado ao mercado como Qargo 4 EV Light Truck. 

Apesar da Quantron ser mais conhecida como uma empresa de conversão em elétricos de veículos já existentes no mercado, a aposta mais recente passa por se tornar num fornecedor de uma gama completa de veículos elétricos. 

O novo produto recebe a nova linguagem de design Q, que transmite os valores da marca Quantron; fiabilidade, energia e robustez. À semelhança do Cizaris 12, o pequeno camião elétrico Qargo 4 EV Light Truck também foi desenvolvido e produzido em cooperação com parceiros da Quantron. 

Autonomia de até 350 km

Construído com módulos fornecidos pelos asiáticos da EV Dynamics e pelos espanhóis da QEV Technologies, este veículo tem uma distância entre-eixos de 3,3 metros, tendo sido homologado com um peso bruto de 4,5 toneladas, sendo a capacidade de carga de 2,3 toneladas.

O Qarqo 4 EV Light Truck vem equipado com um motor elétrico de 120 kW, alimentado por uma bateria de 81 kWh, de origem CATL, que proporciona uma autonomia de até 350 quilómetros.

Interior do Quantron Qargo 4 EV Light Truck

A bateria pode recuperar a sua capacidade total em 1,2 horas, embora a Quantron não tenha avançado os habituais dados relativos ao carregamento entre 0 a 80%.

A Quantron acredita que este camião ligeiro elétrico terá um posicionamento competitivo no mercado europeu, mas também noutras latitudes. Este veículo está disponível, na Alemanha, a partir de 62,900 euros (mais IVA). 

Tractor elétrico baseado no DAF CF 

Além do Qargo 4 EV Light Truck, o portefólio da Quantron vai incluir igualmente o tractor elétrico 4×2 QHD BEV 50-280, baseado no DAF CF Space Cab. Este camião recebe uma bateria com uma capacidade de 280 kWh, que deverá proporcionar uma autonomia de 220 quilómetros.

LEIA TAMBÉM
Quantron revela autocarro elétrico Cizaris de 12 metros

A bateria pode ser carregada num posto de 150 KW em corrente contínua, operação que deverá demorar cerca de duas horas. Em alternativa é possível carregar em corrente alterna num ponto com uma potência de 44 kW, mas nesse caso serão necessárias 6h30 para carregar totalmente a bateria. 

Por baixo da cabina do Quantron QHD BEV 50-280 vem equipado com motor elétrico que desenvolve uma potência de 350 kW, transmitida às rodas traseiras por uma caixa automática de seis velocidades.

Quantron QHD BEV 50-280