Publicidade

Quant 40Volt apresentado para Genebra

Texto: Nuno Fatela
Data: 6 de Fevereiro, 2017

Além dos 760CV de potência e autonomia de 1000km, este desportivo anuncia uma inovadora e muito menos dispendiosa tecnologia para as suas baterias.

 

Após ter estado presente nas últimas edições do Salão de Genebra com protótipos como o Quant-F e o Quantino, a nanoFlowcell anunciou a sua novidade deste ano para o evento realizado em solo helvético. Trata-se do Quant 40 Volt, um modelo desenvolvido pela marca com sede no Liechenstein que anuncia uma inovadora tecnologia para as suas baterias, através de um eletrólito líquido designado “Bi-Ion” que segundo avança a empresa não é toxico nem inflamável e é compatível com os parâmetros ecológicos em vigor. O melhor de tudo é o preço, estimado em menos de 10 cêntimos por litro, o que poderá vir a ser um salto de gigante para tornar mais acessíveis os veículos de emissões 0.

O Quant 40 Volt é um protótipo elétrico de elevadas capacidades, com quatro motores a garantirem uma potência de 760CV e a capacidade para atingir os 100km/h em apenas 2,4 segundos, enquanto a velocidade máxima está limitada a “somente” 300km/h. Além disso, também o novo projeto da nanoFlowcell também se destaca pela autonomia, sendo anunciado que ele consegue cumprir 1000km entre carregamentos. Sem dúvida que estas capacidades tornariam o modelo num verdadeiro “ponta-de-lança” da mobilidade elétrica, mas ainda não são conhecidos outros pormenores sobre este modelo, como o tempo que necessita de estar ligado à tomada para colocar as baterias de eletrólitos líquidos a 100% ou, caso venha a tornar-se num veículo de produção em série, qual será o preço com que poderá ser disponibilizado no mercado. Tendo em conta que já anteriormente a nanoFlowcell havia afirmado que pretende instalar uma fábrica na Suíça para produzir automóveis a partir de 2018, talvez mais pormenores venham a ser desvendados no Salão de Genebra.

Fonte: nanoFlowcell, Autoblog e Autoguide