Quando a Bentley foi salva pelo Sultão de Brunei

Diversos fabricantes têm a sua história de superação e esta é a da Bentley, cuja sobrevivência durante os anos 80 deve-se ao interesse e poder de compra de um cliente muito particular. Contamos-lhe como tudo se passou...

É difícil imaginar que a Bentley, atualmente uma empresa com lucros operacionais a rondar os milhares de milhões de euros, estivesse em dificuldades e a precisar de ser salva, mas essa era exatamente a sua situação.

Nos anos 80, o fabricante de automóveis britânico enfrentava uma crise financeira que quase ditou o seu fim. No entanto, foi o interesse pelo luxo e exclusividade do Sultão de Brunei, Hassanal Bolkiah, que colocou as contas “no verde” e garantiu a sobrevivência da marca.

O Sultão, já na altura conhecido por ser um dos maiores colecionadores de automóveis a nível global, investiu fortemente na Bentley com uma chuva de encomendas de veículos personalizados, todos exemplares únicos. 

Mais recentemente, foram divulgadas mais imagens da coleção através de contas de Instagram como a brunei_car_collection, que, embora mostrando fotos não muito nítidas, deixam a ideia de serem do início do século.

Gosto pelo requinte

Durante este período, Bolkiah e o seu irmão, o príncipe Jefri Bolkiah, recorreram sobretudo ao fabricante britânico para satisfazer a sua procura incessante por exclusividade. Estima-se, de resto, que os dois sejam os responsáveis pela compra de mais de metade da produção anual da marca, durante vários anos.

Calcula-se, também, que os irmãos tenham gastado cerca de 14,2 mil milhões de euros em automóveis, incluindo milhares de milhões em doações para financiar a investigação e desenvolvimento da Bentley.

Entre os modelos mais célebres encomendados por esta família real estão o Bentley Dominator, um SUV desenvolvido décadas antes, sequer, de se conhecer o Bentayga, e o Bentley Java, um protótipo que antecipou, em termos de design, o Continental GT.

Coleção automóvel acima da média

No total, a família de Brunei tem na sua posse quase 380 Bentleys e mais de 600 Rolls-Royce, afirma a publicação Luxurylaunches.

Ainda hoje, estima-se que a coleção do Sultão de Brunei tenha mais de 7 mil veículos, muitos deles criações únicas que nem chegaram a ver o mercado – ou sequer a luz do dia…

Certo é que, sem o apoio financeiro do Sultão, a Bentley não teria resistido às adversidades financeiras da época. As encomendas milionárias não só garantiram a sua sobrevivência, como impulsionaram o desenvolvimento de tecnologias que definiram, mais tarde, a identidade da marca.