Publicidade

Qashqai celebra 10 anos com restyling alargado

Texto: Francisco Correia
Data: 7 de Março, 2017

No Salão Automóvel de Genebra, a Nissan apresentou uma renovação para o Qashqai, o crossover mais vendido na Europa, que introduz inovações na estética e nas tecnologias do modelo.

Está prestes a chegar ao mercado um renovado Nissan Qashqai, que entra em comercialização no próximo mês de Julho. A marca japonesa pretende celebrar uma década de vida do modelo e reforçar o seu estatuto de crossover líder do continente europeu, reforçando a competitividade do modelo com novidades nas tecnologias de mobilidade, desempenho e design e adicionando um novo nível de equipamento de topo.

Entre as novidades destaca-se logo desde logo a inclusão de uma tecnologia já anunciada pela Nissan e que é mais um passo rumo ao objectivo «zero emissões, zero fatalidades», que pretende não apenas oferecer uma mobilidade elétrica sem constrangimentos como também evitar fatalidades a bordo dos modelos da marca. Para tal será introduzida a tecnologia que oferece capacidades de condução autónoma ProPILOT, com a função de apoiar o condutor em diversos momentos de condução, como nas situações de trânsito congestionado em autoestrada.

No exterior, o crossover procura salientar ainda mais a sua «dinâmica de excelência» com uma nova grelha V-motion na dianteira, um sistema de iluminação frontal renovado e a assinatura visual em forma de «boomerang», que inclui um efeito tridimensional. Foi possível observar estes novos códigos estilísticos  no Qashqai que esteve presente na conferência de imprensa da Nissan no Salão Automóvel de Genebra, com a cor azul vivid (nas fotografias), adicionada à paleta de tons juntamente com o bronze chestnust. Também estão disponíveis jantes de liga leve com 17”, 18” e 19” que foram pensadas para aumentar a eficiência do veículo.

A edição especial deste Qashqai apresenta um novo nível de equipamento de topo, designado Tekna+, com novos bancos de couro e um revestimento 3D nos painéis centrais. O volante multifunções também é novo e tem um formato ‘D’, integrando um controlador do painel de instrumentos de quatro teclas e surgindo com acabamentos a cromado acetinado. Destaque também para o sistema audiovisual NissanConnect, em que o rádio digital ‘DAB’ e a navegação por satélite incorporam num interface mais inteligente. Será a partir desses ecrãs que poderá controlar o novo sistema de som BOSE topo de gama, constituído por sete colunas.

A Nissan não revelou quaisquer novidades para a gama de propulsores do crossover Qashqai.

 

 (Notícia atualizada a 08/03/2017, às 12.31H. Originalmente tinha sido referido que se tratava de uma edição especial comemorativa dos 10 anos do Nissan Qashqai, quando efetivamente se trata de um restyling para toda a gama do crossover. Deixamos aqui as nossas desculpas aos nossos leitores e à marca por este erro.)