BYD prepara novo desportivo (elétrico) rival do Porsche 911

A chinesa BYD pode estar a preparar um rival direto do alemão Porsche 911. Um protótipo de testes deste futuro desportivo, elétrico, de duas portas, acaba de ser visto, pela primeira vez, na China.

Foi avistado, na China, o protótipo de testes do próximo desportivo de duas portas da BYD, coberto por uma camuflagem azul.

O veículo observado apresenta a silhueta característica de um carro desportivo, semelhante à do rival Porsche 911. Também facilmente identificável é a ausência de alguns componentes, como os faróis e o para-choques traseiro.

Segundo fontes da Car News China, este desportivo será comercializado pela Denza, a marca resultante de de uma joint venture entre a BYD e a Mercedes, mas que o fabricante alemão entretanto cancelou.

Não é o primeiro desportivo da BYD

É importante relembrar que a BYD já entrou no segmento dos supercarros, nomeadamente, com o YangWang U9.

Este desportivo elétrico surpreendeu o mundo automóvel com a capacidade de saltar (literalmente) dos 0 para 100 km/h em menos de dois segundos.

Mais recentemente, foi posto à prova no Inferno Verde, em Nürburgring, onde as coisas não correram, no entanto, como previsto.

  • Yangwang U9 falha recorde no Inferno Verde

    ID: 204167 | 2465301469

Antecipado por um protótipo

Em abril de 2024, a BYD revelou um protótipo descapotável de duas portas com o nome de Fang Cheng Bao Super 9.

O design deste protótipo foi feito por Wolfgang Egger, que já trabalhou para marcas como a Audi, Lamborghini e Alfa Romeo.

Não foram divulgados dados técnicos acerca do seu sistema de propulsão ou bateria, mas tudo indica que a versão de produção deste protótipo seja a que foi avistada em cima de um reboque.

Segundo o Carscoops, está também prevista uma versão descapotável, semelhante, na silhueta, ao protótipo apresentado em abril deste ano.

Também para a Europa

Segundo a mesma publicação, este desportivo camuflado poderá ser estar a caminho do Velho Continente.

A Denza está prestes a fazer a sua estreia no continente europeu, mas com o Z9 GT. Nas cogitações pode estar, igualmente, um  desportivo elétrico.

Segundo o site chinês Autohome, o protótipo agora avistado na China deverá ser oficialmente apresentado durante o Salão Automóvel de Xangai de 2025, com desempenhos semelhante aos de um Porsche 911 e um preço de 300.000 yuans, o equivalente a quase 40.000 euros.