Skoda confirma nova carrinha elétrica para 2027

A Skoda acaba de anunciar a sua primeira carrinha elétrica para 2027. O novo modelo terá por base a nova plataforma elétrica SSP, desenvolvida em conjunto com o Grupo Volkswagen.

Em setembro, a Skoda vai revelar um novo protótipo que antecipa o modelo elétrico que está atualmente a desenvolver, com dimensões semelhantes à da variante carrinha do Octavia.

O primeiro esboço desta nova proposta foi desvendado em 2023, como parte dos planos da marca para quatro novos carros elétricos. Contudo, a estreia do modelo foi adiada para o final de 2027 porque a empresa checa quis construí-lo numa nova plataforma.

Essa nova plataforma tem o nome de Scalable Systems Platform (SSP), conhecida por ir servir de base aos futuros ID.1 e Golf da Volkswagen. E, de acordo com o diretor-executivo da Skoda, Klaus Zellmer, as capacidades e desempenho da nova arquitetura fazem com que valha a pena esperar por esta nova tecnologia.

“A nova plataforma terá melhor desempenho, será mais eficiente em termos de custos, e será a plataforma em que vamos construir o Octavia elétrico”, disse Zellmer, ainda que não tenha confirmado se o nome do modelo mais vendido da Skoda será transportado para este novo elétrico.

Versão mild-hybrid para o Skoda Fabia

No entanto, Zellmer não deixou de confirmar que a Skoda não terá uma versão do novo elétrico barato da Volkswagen. Em seu lugar, irá prolongar o ciclo de produção do Fabia, Scala e Kamiq até 2030.

A Skoda irá, igualmente, introduzir uma versão mild-hybrid do Fabia, destinada a clientes que ainda procurem veículos a gasolina acessíveis, enquanto a irmã Volkswagen apelará aos que procuram um veículo pequeno elétrico.

“Decidimos não fazer parte desse segmento e deixá-lo-emos para os nossos colegas do Grupo VW”, afirmou. “A Volkswagen terá um veículo elétrico de 20 000 euros, enquanto a Skoda terá motores muito eficientes no Fabia, no Scala e no Kamiq. Temos a liberdade de escolha, deixamos ao critério dos consumidores escolherem o que melhor se adequa às suas preferências pessoais”.

Dois novos modelos a caminho

As novidades da Skoda não ficam por aqui. A marca sueca tem planeada a revelação de dois novos carros elétricos para 2026.

O primeiro será o Epiq, um pequeno hatchback igual ao Volkswagen ID.2 e Cupra Raval, com um preço-alvo de 25 mil euros.

Já o segundo será um irmão elétrico do Kodiaq, ainda só conhecido pelo nome de código “7S”, mas que deverá utilizar a mesma plataforma elétrica MEB do Enyaq e Elroq.