Mantendo a tendência já registada na última semana, o gasóleo começa nova semana com o preço disparar cerca de 6 cêntimos, atingindo, assim, o preço mais alto deste ano. Já o preço da gasolina, também deverá subir, mas apenas cerca de meio cêntimo.
Segundo as previsões já divulgadas pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), as subidas agora anunciadas deverão levar a que o gasóleo simples passe a apresentar um preço de referência na ordem dos 1,812 euros por litro, enquanto a gasolina simples de 95 octanas deverá passar a custar cerca de 1,884 euros por litro.
Segundo o mesmo organismo, estes preços têm já em consideração não só os descontos aplicados pelas gasolineiras, como também a revisão das medidas fiscais temporárias criadas pelo Governo para ajudar a mitigar o preço dos combustíveis.
Sobre os apoios do Estado, vale a pena recordar que, mesmo com a subida dos preços do crude, o Executivo tem decidido manter inalteradas as taxas de carbono, que neste momento são de dois cêntimos no gasóleo e de 1,8 cêntimos na gasolina.
LEIA TAMBÉM
Combustíveis fósseis. AIE antecipa pico na procura ainda para esta década
Assim e fruto também desta política, é agora preciso recuar a 7 de novembro de 2022, para encontrar o gasóleo com o preço que ostenta neste momento.
Ainda assim, a DGEG continua a recomendar aos consumidores para que não deixem de consultar o portal ‘Preço dos Combustíveis Online‘ para aí verificarem quais os postos de combustível com os preços mais baixos, na área onde se encontram.