Publicidade

Porto Santo serve de exemplo para a Renault para França

Texto: Nuno Fatela
Data: 21 de Setembro, 2018

O projeto da primeira ilha inteligente do mundo, que está a ser implementado pela marca gaulesa no arquipélago da Madeira, será agora replicado em Belle-Île-en-Mer

No início do ano surgiu um interessante projeto da Renault para Porto Santo que pretendia dar origem à primeira Ilha Inteligente de todo o planeta no que se refere à produção e utilização de energia. Este é o objetivo do Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island, que agora será utilizado pela marca no seu país natal. A ideia é replicar o conceito em Belle-Île-en-Mer, uma bela ilha que se situa a oeste da cidade de Nantes.

O processo de implementação será o mesmo de Porto Santo, com três fases de desenvolvimento do projeto. O primeiro passa pelo fornecimento de veículos elétricos para aluguer, o Zoe e o Kangoo ZE, algo que permitirá o posterior reaproveitamento das baterias em fim de vida destes automóveis para fontes estacionárias de armazenamento de energia.

Posteriormente será dado o último passo para que Porto Santo, e depois também Belle-Île-en-Mer, sejam reconhecidas como Smart Fossil Free Island. Ele passa pela alimentação destes packs de baterias com energias renováveis, o que evita o recurso a centrais alimentadas com combustíveis fósseis para gerar eletricidade destinada aos postos de carregamento dos modelos de emissões 0 da marca francesa.

Para saber detalhes mais pormenorizados sobre cada uma destas fases, que fazem de Porto Santo servir de exemplo para a Renault em França, pode consultar este artigo publicado sobre a primeira ilha inteligente do mundo.