Publicidade

Porsche elimina os Diesel da gama

Texto: Nuno Fatela
Data: 24 de Setembro, 2018

A partir de agora, apenas motores a gasolina e soluções eletrificadas vão constar do portefólio da marca alemã, pois foi declarado o fim dos Diesel na Porsche.

O CEO da Porsche anunciou que a marca deixará de contar com motores Diesel na sua gama, uma medida que se explica facilmente pela fraca procura que estas versões tiveram. Ao longo de 2017 eles representaram apenas 12% das vendas da marca, e, com o fabricante germânico a canalizar fundos para o seu ambicioso plano de eletrificação, que “custará” seis mil milhões de euros, os Diesel acabam por cair e deixar de constar na oferta. A marca explica também que na sua estratégia, enquanto fabricante de desportivos, estes blocos a gasóleo foram sempre uma gama secundária, algo que também favoreceu esta tomada de decisão e o fim dos Diesel na Porsche.

 

O Diretor-Executivo da marca explicou que “não estamos a demonizar os Diesel. Eles são, e vão continuar a ser, uma importante tecnologia de propulsão. Mas, como fabricante de desportivos, para quem os Diesel sempre desempenharam um papel secundário, chegámos a conclusão que queremos o nosso futuro livre dos Diesel”. Mas Oliver Blume deixou também uma garantia a quem optou por estes automóveis. “Naturalmente, vamos continuar a cuidar dos clientes dos nossos carros Diesel com o profissionalismo que eles esperam”.

Numa entrevista dada em separado, ao jornal Bild, o CEO da Porsche recordou que os Diesel não foram uma boa publicidade para a marca. Embora sem se referir alguma vez ao Dieselgate (que levou mesmo à prisão de um dos executivos da Porsche), que afetou também automóveis da marca, Blume recordou que “nunca desenvolvemos e produzimos motores a Diesel. Mas a imagem da Porsche sofreu. A crise dos Diesel causou-nos muitas perdas”. Esta situação também terá ajudado ao fim dos Diesel na Porsche, após cerca de uma década em que estas propostas constaram da oferta da marca alemã.