Porsche confirma sucessor do Macan a combustão para 2028

O sucessor do Porsche Macan a combustão está confirmado. Chega em 2028 com versões híbridas e na mesma plataforma que o novo Audi Q5.

A Porsche confirmou aquilo que já vinha a ser discutido há algum tempo: o sucessor do Macan chegará ao mercado em 2028 com motor de combustão e uma gama híbrida.

A decisão foi oficializada pelo CEO, Oliver Blume, como parte de uma nova abordagem estratégica que visa responder às vendas abaixo das expectativas do Macan 100% elétrico.

Lançado em 2024, o Macan elétrico foi concebido como o herdeiro direto do bem-sucedido modelo a gasolina, entretanto descontinuado na Europa. No entanto, a baixa procura por veículos elétricos mostrou que o mercado ainda não está preparado para uma transição tão rápida.

O que já se sabe?

Como resposta, a Porsche decidiu que o sucessor do Macan será híbrido, embora ainda não tenha divulgado se será plug-in (PHEV) ou convencional. O que é certo é que o modelo estará disponível nos mercados em que a marca já se encontra.

Além disso, deverá utilizar a plataforma Premium Platform Combustion (PPC), a mesma utilizada no próximo Audi Q5, de forma a reduzir os prazos de desenvolvimento e os custos.

No entanto, também não irá comprometer a identidade da Porsche. Oliver Blume garantiu que o novo modelo será “muito, muito típico da Porsche para este segmento, diferenciado do Macan elétrico”.

Reavaliação estratégica

Esta nova abordagem acompanha também a nova estratégia do Cayenne, que continuará a ser vendido com motor de combustão mesmo após o lançamento da sua versão elétrica em 2026.

Blume afirmou que estas decisões representam a adaptação da marca à realidade atual do mercado (os volumes de vendas de elétricos abaixo do esperado) e às necessidades dos clientes, oferecendo uma gama menos limitada.

“Acreditamos que, especialmente nos SUV, temos agora uma gama de produtos completa e flexível entre o Macan e o Cayenne, com todas as versões de motorização”, afirmou o CEO da Porsche.