Porsche confirma fim do Cayman e Boxster a combustão

A Porsche anunciou a data que confirma o fim da linha para os seus modelos 718 Cayman e Boxster com motor a combustão. A chegada dos sucessores elétricos continua por anunciar.

A Porsche anunciou que irá encerrar a produção dos modelos 718 Cayman e Boxster com motor de combustão interna em outubro de 2025.

A confirmação foi dada por um porta-voz da marca à revista Car and Driver, numa atualização feita às declarações anteriores de Albrecht Reimold, diretor de produção da Porsche, à publicação alemã Automobilwoche.

A decisão, segundo Reimold, não se prende a uma quebra de vendas, mas sim à necessidade de libertar espaço na linha de produção para a chegada dos futuros 718 elétricos, que deverão continuar com variantes coupé e descapotável.

Ainda sem data concreta de lançamento anunciada, o CEO da Porsche, Oliver Blume, afirmou na assembleia geral da empresa anual que os 718 elétricos chegarão “a médio prazo”.

Inicialmente anunciada em março do ano passado, a notícia surpreendeu os fãs da marca, que ao longo dos anos se tornaram adeptos dos desportivos mais acessíveis da marca.

No entanto, tal como avançado pela revista Car and Driver na altura, Reimold assegurou que o prazer de condução continuaria presente nos 718 elétricos. Mais tarde, o mesmo conduziu uma das novas versões e deixou a garantia de que a experiência ao volante está preservada.

Como exemplo disso, existe o 718 Cayman GT4 ePerformance, apresentado em 2023. Trata-se de um protótipo de competição elétrico com 1073 cv, cujo desenvolvimento e know-how será aplicado nos futuros 718.

E há ainda outro

Em 2021, foi apresentado o Mission R, um protótipo que estreou a plataforma elétrica que irá estar na base dos 718 elétricos.

Entre os destaques deste protótipo de desenvolvimento, está a bateria numa posição central e a travagem com sensação semelhante à de um carro de combustão. Esta última, desenvolvida graças à experiência da Porsche no campeonato mundial de Fórmula E.

Para quem sempre quis ter um 718 com motor de combustão interna, o tempo está a acabar. Outubro de 2025 poderá marcar o fim da linha para a variante térmica destes modelos, a não ser que haja uma mudança de planos.

  • Porsche 718 elétricos vão ter baterias em posição inovadora

    ID: 204242 | 733644828