Porsche celebra 75 anos de produção em Zuffenhausen

Foi há 75 anos que o primeiro Porsche 356 saiu de Zuffenhausen. Atualmente, o local continua a ser o berço de produção do 911, juntamente com o 718 e o Taycan.

A Porsche está a celebrar 75 anos de produção na fábrica de Zuffenhausen, em Estugarda, na Alemanha.

A fábrica de Zuffenhausen acompanhou a transformação da marca de um pequeno construtor, para um dos mais prestigiados fabricantes automóveis.

O primeiro carro a sair da linha de produção desta fábrica foi o Porsche 356, a 6 de abril de 1950. O resto, como dizem, é história.

O aniversário celebra a evolução da Porsche ao longo das décadas. O local está intrinsecamente ligado às propostas mais desportivas da marca, sendo o “berço” do 911 (produzido desde 1964), como o da gama 718 e do elétrico Taycan.

O início

A atividade da Porsche em Zuffenhausen começou em 1938 como um escritório de construção, sendo que só depois da Segunda Guerra Mundial é que iniciaria a produção de automóveis, com o 356 Roadster “Nº.1”.

As primeiras 52 unidades foram, na verdade, construídas à mão na Áustria, entre 1948 e 1950. Estes primeiros modelos, com carroçaria em alumínio, serviram de base para o 356 que viria a ser produzido em Zuffenhausen.

Uma vez que a fábrica em Estugarda estava ocupada pelos Aliados, o regresso à região da Suábia não foi imediato.

Durante este período, o escritório de construção da marca esteve instalado numas instalações mais pequenas, em Schwieberdinger Strasse, enquanto a produção de motores decorreu num espaço alugado, diretamente do outro lado da rua.

A 6 de abril de 1950, a Porsche iniciou a produção do 356 em Zuffenhausen, então um pequeno espaço industrial que viria a tornar-se num centro de inovação.

A expansão

Desde então, a fábrica tornou-se no epicentro da produção da marca alemã. Em 1963, deu vida ao 911 (então ainda conhecido como 901), e em 1965 já havia produzido 78 mil unidades do 356.

Ao longo das décadas seguintes, as instalações de Zuffenhausen cresceram gradualmente com o aumento da produção. Nas décadas de 70 e 80, foi aí que fabricou os primeiros modelos de motor dianteiro da Porsche, como o 928, 944 e 968, juntamente com o 911.

A fábrica foi continuamente modernizada através de conversões, ampliações e novas construções. Além disso, foi o palco de uma revolução produtiva, com destaque para o modelo flexível de fabrico que permite a produção de múltiplas variantes de um modelo numa única linha de montagem.

Atualidade

Mais recentemente, outra mudança significativa foi a preparação para a construção do Taycan, que entrou em produção em 2019. Como parte desta transformação, a marca alemã criou áreas de produção adaptadas aos requisitos específicos da mobilidade elétrica.

Para além disso, as instalações de Zuffenhausen também albergam um total de três subdepartamentos importantes para a marca:

  • a Porsche Exclusive Manufaktur, onde os clientes podem personalizar amplamente os seus automóveis;
  • o Departamento Sonderwunsch, onde são criadas personalizações ainda mais únicas;
  • e a CFRP Manufaktur, onde peças exteriores da carroçaria são manualmente montadas fora da linha de produção normal, para modelos desportivos com um design especial, como o 911 S/T e o GT3 RS.

“Zuffenhausen é e continuará a ser o lar dos nossos desportivos. Aqui, tradição e inovação andam de mãos dadas para criar automóveis que fascinam o mundo”, afirma Albrecht Reimold, membro do conselho executivo da Porsche AG para Produção e Logística.

Testemunho disso mesmo é o facto de ali estar instalado o Museu da Porsche que aqui lhe mostrámos recentemente e que o convidamos agora a revisitar.

  • Museu Porsche: O princípio de tudo

    ID: 204459 | 103491529