Porsche celebra 50 anos do 917

Texto: Filipe Bragança
Data: 11 Março, 2019

Foi exactamente há cinco décadas, no Salão Internacional de Genebra de 1969, que a Porsche apresentou ao mundo um dos maiores carros de competição da história. Agora a marca assinala os 50 anos do 917.

Um dos maiores carros de competição de sempre, o Porsche 917, está a soprar as 50 velas no bolo de aniversário. Para celebrar esta data, a marca alemã está a preparar uma exposição no seu museu, onde irá exibir 14 exemplares restaurados deste modelo, dez dos quais relativos à primeira edição deste modelo. Segundo a Porsche este é “o automóvel de competição mais famoso de todos os tempos a sair de Estugarda-Zufffenhause”. Achim Stejskal, Director do Museu da Porsche explicou que a abordagem da marca na restauração de modelos clássicos mudou bastante nos últimos dez anos, algo importante para a recuperação dos 917 desta exibição. Stejkal explica que o museu presta grande importância ao materiais originais na restauração de automóveis clássicos, por causa da história que estes expõem.

O primeiro destes modelos, o Porsche 917-001, marcou o inicio de uma carreira desportiva de grande sucesso onde se destaca a primeira vitória da Porsche nas 24 horas de ‘Le Mans’, em 1970. Ou seja, deu o mote para a história em Le Mans da mais vitoriosa marca de sempre na prova.  Para além desta colecção de carros restaurados, a marca alemã irá ainda revelar os primeiros detalhes de um concept (imagem no último slide) inspirado neste modelo.

A exposição ‘Colours of Speed – 50 Years of the 917’ estará em exibição de 14 de Maio a 15 de Setembro de 2019, no Museu da Porsche em Estugarda.

 

Veja também:

Porsche Taycan já rendeu 50 M€ … e ainda nem estreou
Aston Martin DBX testado ao limite (fotos + vídeo)
Lancia Stratos dos tempos modernos exposto em Genebra
As novidades do maior salão automóvel do mundo