Porsche Cayenne de combustão sobrevive a 2030

A Porsche vai lançar versão elétrica do Cayenne, mas irá continuar a ser comercializado com motorizações de combustão para além de 2030.

A Porsche vai lançar uma versão elétrica do Cayenne, mas o seu popular SUV irá continuar a ser comercializado com motorizações de combustão e híbrida para além de 2030.

Apesar de estar a trabalhar no desenvolvimento de uma nova geração elétrica do Cayenne, a Porsche confirmou que não irá negligenciar as versões de combustão e híbrida do seu SUV, garantindo que será disponibilizado em três opções de linhas motrizes.

De acordo com um comunicado da marca, a "Porsche está a avançar simultaneamente com o seu desenvolvimento dos seus potentes modelos de combustão híbridos. Até 2030 e para lá dessa data, o bem-sucedido SUV irá ser proposto em três variantes de motorização em todo o mundo".

O CEO da Porsche Oliver Blume confirmou que a quarta geração do Cayenne irá chegar em meados da década, prometendo estabelecer novos padrões no segmento dos SUV elétricos. O responsável acrescentou que os clientes ainda poderão ter a possibilidade de escolha de uma "ampla gama de modelos potentes e eficientes de combustão e híbridos" na próxima década.

Oliver Blume referiu que isso será possível através da "atualização" da atual terceira geração do Cayenne, que continuará a ser comercializada juntamente com o seu sucessor apenas elétrico.

V8 biturbo é para manter

Como consequência, a Porsche está determinada em manter em comercialização o seu motor V8 biturbo. Os engenheiros da marca já estão a trabalhar na melhoria da eficiência dessa motorização com a introdução de "extensas medidas técnicas", o que permitirá ao V8 cumprir as futuras normas de emissões e manter-se em comercialização durante mais tempo do que esperado inicialmente.

A atual terceira geração do Cayenne foi introduzida em 2017 e profundamente renovada em 2023. A comercialização para além de 2030 deverá implicar mais uma atualização.

Não obstante a abordagem muitienergias, pelo menos para o Cayenne, o CEO da Porsche insiste que a marca continua "a apostar fortemente na mobilidade elétrico" e acrescenta que, de acordo com os planos, mais de 80% das vendas sejam de veículos totalmente eletificados em 2030, embora esta afirmação seja acompanhada por um asterisco.

O CEO da Porsche sublinha que isso poderá ser atingido em função "da procura dos nossos clientes e do desenvolvimento da mobilidade elétrica nas diversas regiões do mundo", numa demonstração que a marca alemã está atenta à volatilidade do mercado.

Arquitetura PPE

A Porsche confirmou que o Cayenne elétrico irá utilizar um desenvolvimento da arquitetura PPE (Premium Platform Electric (PPE) do Volkswagen Group, integrando a mais recente tecnologia em termos de "sistemas de alta voltagem, motorização e chassis".

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No caderno de encargos do desenvolvimento do novo Cayenne encontram-se obrigações como as caraterísticas de condução da Porsche, elevada capacidade e estabilidade do carregamento, elevada eficiência, elevado nível de conforto e de aptidão para utilização quotidiana. 

A Porsche vai lançar uma versão elétrica do Cayenne, mas o seu popular SUV irá continuar a ser comercializado com motorizações de combustão e híbrida para além de 2030.

Apesar de estar a trabalhar no desenvolvimento de uma nova geração elétrica do Cayenne, a Porsche confirmou que não irá negligenciar as versões de combustão e híbrida do seu SUV, garantindo que será disponibilizado em três opções de linhas motrizes.

De acordo com um comunicado da marca, a "Porsche está a avançar simultaneamente com o seu desenvolvimento dos seus potentes modelos de combustão híbridos. Até 2030 e para lá dessa data, o bem-sucedido SUV irá ser proposto em três variantes de motorização em todo o mundo".

O CEO da Porsche Oliver Blume confirmou que a quarta geração do Cayenne irá chegar em meados da década, prometendo estabelecer novos padrões no segmento dos SUV elétricos. O responsável acrescentou que os clientes ainda poderão ter a possibilidade de escolha de uma "ampla gama de modelos potentes e eficientes de combustão e híbridos" na próxima década.

Oliver Blume referiu que isso será possível através da "atualização" da atual terceira geração do Cayenne, que continuará a ser comercializada juntamente com o seu sucessor apenas elétrico.

V8 biturbo é para manter

Como consequência, a Porsche está determinada em manter em comercialização o seu motor V8 biturbo. Os engenheiros da marca já estão a trabalhar na melhoria da eficiência dessa motorização com a introdução de "extensas medidas técnicas", o que permitirá ao V8 cumprir as futuras normas de emissões e manter-se em comercialização durante mais tempo do que esperado inicialmente.

A atual terceira geração do Cayenne foi introduzida em 2017 e profundamente renovada em 2023. A comercialização para além de 2030 deverá implicar mais uma atualização.

Não obstante a abordagem muitienergias, pelo menos para o Cayenne, o CEO da Porsche insiste que a marca continua "a apostar fortemente na mobilidade elétrico" e acrescenta que, de acordo com os planos, mais de 80% das vendas sejam de veículos totalmente eletificados em 2030, embora esta afirmação seja acompanhada por um asterisco.

O CEO da Porsche sublinha que isso poderá ser atingido em função "da procura dos nossos clientes e do desenvolvimento da mobilidade elétrica nas diversas regiões do mundo", numa demonstração que a marca alemã está atenta à volatilidade do mercado.

Arquitetura PPE

A Porsche confirmou que o Cayenne elétrico irá utilizar um desenvolvimento da arquitetura PPE (Premium Platform Electric (PPE) do Volkswagen Group, integrando a mais recente tecnologia em termos de "sistemas de alta voltagem, motorização e chassis".

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No caderno de encargos do desenvolvimento do novo Cayenne encontram-se obrigações como as caraterísticas de condução da Porsche, elevada capacidade e estabilidade do carregamento, elevada eficiência, elevado nível de conforto e de aptidão para utilização quotidiana.