Porsche Boeing carro voador

E se a Porsche passasse a voar também nos céus?…

Texto: Redação
Data: 13 Janeiro, 2020

Se dúvidas existissem, elas acabam de ser desfeitas. A Porsche acaba de registar uma patente de carro voador junto as autoridades dos EUA, reafirmando assim a notícia da junção de esforços com o Boeing, para criar um veículo voador vocacionado para a mobilidade urbana.

A informação foi divulgada, através do fórum Taycan EV: a Porsche entregou, no passado dia 2 de julho de 2019, junto das autoridades norte-americanas, um pedido de registo de patente para um carro voador, capaz de descolar e aterrar verticalmente.

Tornada pública no passado dia 9 de janeiro, a patente dá a conhecer um veículo com quatro grandes hélices, duas delas posicionadas por baixo. Sendo que, nas imagens entretanto divulgadas, fazem ainda parte não somente duas generosas turbinas na traseira, mas uma cabina tipo avião, com, ao que tudo indica, capacidade para duas pessoas.

Um projecto conjunto Porsche/Boeing

Esta notícia surge depois de, há algum tempo atrás, ter surgido o anúncio de que a Porsche e a Boeing haviam celebrado um acordo de parceria, com o objectivo de explorar o mercado da mobilidade aérea urbana premium. Assim como a provável ampliação do tráfego das cidades, para o espaço aéreo.

Desenvolvido em conjunto com a Boeing, o carro voador da Porsche promete ser uma solução de mobilidade área urbana… premium

As duas companhias assumiram, então, querer aproveitar os aspectos mais fortes e conhecimentos únicos dos respetivos mercados, que ambas possuem, para fazer avançar este desafio.

“A Porsche pretende ampliar o seu alcance como fabricante de veículos desportivos e converter-se numa marca líder em termos de mobilidade premium. A longo prazo, esta intenção poderá significar a entrada numa terceira dimensão da mobilidade”, Detlev Von Platen, membro do Conselho de Administração da Porsche AG e responsável pelas Vendas e Marketing.

Equipa internacional já desenvolve protótipo

Com o objectivo de fazer avançar o projecto, Porsche e Boeing criaram, entretanto, uma equipa internacional de trabalho, dedicada a estudar os vários aspectos da mobilidade premium.

Reunindo técnicos da Boeing, da Porsche e da Aurora Flight Services, uma subsidiária da primeira, esta equipa internacional está já a desenvolver um protótipo de veículo voador, elétrico e capaz de descolar e aterrar verticalmente.

Na construção e posteriores ensaios a fazer com o protótipo, deverão participar pessoal especializado não só da Boeing e da Porsche, mas também da Porsche Engineering Services GmbH e da Studio F.A. Porsche, duas subsidiárias do construtor automóvel de Estugarda.

Mobilidade aérea urbana a crescer a partir de 2025

Um estudo desenvolvido pela Porsche Consulting, ainda em 2018, concluía que o mercado da mobilidade área urbana deverá começar a crescer, a partir de 2025.

Ainda segundo o mesmo estudo, as soluções de mobilidade área urbana terão a capacidade de transportar passageiros de forma mais rápida e eficiente que os atuais sistemas de transporte terrestre, a um custo mais baixo e com maior flexibilidade.

Será?… A Porsche parece acreditar que sim.