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O mais leve. Porsche 911 assinala 60 anos com regressado S/T

Texto: Francisco Cruz
Data: 3 de Agosto, 2023

Numa altura em que próprio modelo comemora 60 anos de existência, a Porsche deu a conhecer a versão mais leve, embora igualmente vocacionada para utilização em estrada, do atual 911 – o 911 S/T. Proposta que, inspirada no 911 S de 1969, terá igualmente uma produção limitada, com apenas 1963 unidades previstas.

Com apresentação oficial agendada para o próximo Rennsport Reunion 7, cujo início está agendado para o próximo dia 28 de setembro, o Porsche 911 S/T combina elementos do GT3 Touring, com soluções aplicadas no ainda mais desportivo GT3 RS.

Entre estas soluções, está, por exemplo, o capot, pára-lamas dianteiro, portas, tejadilho, painel rígido traseiro e barra estabilizadora no eixo traseiro numa solução de plástico reforçado com fibra de carbono, enquanto as jantes, de 21″ à frente e 20″ atrás, são fabricadas em magnésio.

O Porsche 911 S/T é também a versão mais leve naquela que é a atual geração do icónico desportivo
O Porsche 911 S/T é também a versão mais leve naquela que é a atual geração do icónico desportivo

Já o sistema de travagem com discos de cerâmica, passa a ser de série, contribuindo, igualmente, para um peso total que não excede os 1.380 kg, já com líquidos, valor que faz deste 911 S/T a versão mais leve (são menos 40 kg que um 911 GT3 Touring com caixa manual) da atual geração 992.

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Salientar, ainda e também como forma de aliviar o peso final, que esta nova versão prescinde do sistema de rodas traseiras direccionais, o vidro é, em grande parte, de menor espessura, e até mesmo a quantidade de elementos de insonorização acabou sendo reduzida. Tudo isto, sem esquecer a opção por uma bateria de iões de lítio, mais leve, como elemento do sistema de arranque.

Com motor (e estética) a condizer

Quanto ao motor, o mesmo seis cilindros em linha 4,0 litros, com 525 cv de potência, que já impulsiona o 911 GT3 RS, embora e no caso do 911 S/T, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades de relações mais curtas e um sistema de embraiagem mais leve e exclusivo (-10,5 kg), a garantir não apenas uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,7s (contra 3,2s do GT3 RS), como também uma velocidade máxima anunciada de 300 km/h.

O 911 S/T, aqui com o Heritage Design Package, consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7s
O 911 S/T, aqui com o Heritage Design Package, consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7s

Finalmente e quanto aos restantes aspectos, a promessa de uma estética exterior em que não faltam as impactantes entradas de ar no nariz do 911 S/T, um pouco à imagem do GT3 com Touring Package, sendo que a Porsche decidiu adicionar, igualmente, um pequeno acrescento Gurney, ao spoiler traseiro activo. Sendo que, os proprietários podem ainda escolher um número de 0 a 99 para as circunferências que embelezam cada uma das portas e que se conjugam com os emblemas de design mais clássico da Porsche, aplicados na frente, centro de rodas e encostos de cabeça.

Já no habitáculo, bancos tipo bacquet fabricados em plástico reforçado com fibra de carbono, embora e caso seja esse o desejo do proprietário, podendo igualmente receber bancos desportivos com regulação em quatro pontos, sendo que o revestimento será, de fábrica, em tecido Classic Cognac, com listas pretas, ou então em couro bicolor semi-anilina, numa mistura das cores preta e Classic Cognac.

O interior do 911 S/T com o Heritage Design Package
O interior do 911 S/T com o Heritage Design Package

Tanto no painel de instrumentos, como no relógio que faz parte do pacote Chrono, a presença de pormenores na cor verde, sendo que o 911 S/T pode ainda integrar um opcional Heritage Design Package, sinónimo da carroçaria na cor Shore Blue Metallic e jantes em Branco Ceramica.

911 S/T também no pulso

Finalmente, os proprietários podem ainda adquirir este 911 S/T juntamente com uma edição especial do relógio Porsche Design Cronograph 1 – 911 S/T, com caixa de titânio, carreto de enrolamento de design idêntico às rodas do carro, detalhes em verde como no painel de instrumentos do veículo, uma imagem da caixa manual de seis relações entre os números 1 e 2, além de três pequenos mostradores, dos quais faz parte o ponteiro dos segundos e o cronómetro.

O cronógrafo elaborado pela Porsche Design para os futuros proprietários do 911 S/T
O cronógrafo elaborado pela Porsche Design para os futuros proprietários do 911 S/T

No entanto e se este não for o seu estilo, a Porsche Design tem também disponível o Cronograph 1 – 75 Years Porsche Edition, do qual foram feitos não mais do que 475 unidades e cujo preço deverá ser mais acessível.

Entregas em 2024

Com início das entregas previsto apenas para a primavera de 2024, o novo Porsche 911 S/T, edição especial que também procura assinalar os 60 anos deste icónico modelo, não tem ainda, no entanto, preços conhecidos.