Porsche 911 de 1987 conduzido por Ayrton Senna está à venda

O Porsche 911 Carrera 3.2 Cabriolet de 1987 foi um dos carros que o lendário piloto de Fórmula 1 conduziu durante as suas estadias em Portugal. Agora está venda através da leiloeira SBX Cars e as licitações online já vão nos 620 mil euros.

Os automóveis de turismo ligados diretamente ao malogrado campeão brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna, são muito raros, mas uma das exceções é o Porsche 911 Carrera 3.2 Cabriolet de 1987.

O veículo em questão pertence à segunda geração do 911 e é uma das 198 496 unidades produzidas da série G - que inclui carroçarias coupé. Targa e cabriolet - entre 1973 e 1989.

O nosso país era refúgio habitual do piloto brasileiro e durante aos suas estadias conduziu frequentemente este Porsche 911, que estava registado em nome do seu amigo António Carlos de Almeida Braga - conhecido por “Braguinha” - já que o estatuto de estrangeiro do piloto brasileiro o impediam de ser o proprietário legal.

Nas notas e referências disponibilizadas pela leiloeira é mencionado que “Senna passou parte dos últimos anos de vida em Sintra na casa de Braguinha, onde encontrou um local de tranquilidade e descanso entre as corridas”.

Motor de 220 cv

Parte do tempo de descompressão foi provavelmente passado ao volante do chassis Nº WPoZZZ91ZJS150318. Este Porsche 911 tem motor aspirado de 3,2 litros e refrigerado a ar de seis cilindros opostos que desenvolve uma potência de 220 cv e um binário de 264 Nm, sendo a transmissão assegurada por caixa manual de cinco velocidades.

O Porsche 911 conta com jantes de liga leve de 16” Fuchs, que montam pneus Bridgestone Potenza S-02. O sistema de travagem é de discos nas quatro rodas. Mais interessante é ainda a assinatura do próprio Senna no banco do condutor e os 74 462 quilómetros no odómetro.

O carro acabou por mudar de dono e de aspeto, já que o proprietário seguinte entendeu por bem mandar montar um pára-choques traseiro diferente, um spoiler e uma pintura da carroçaria em amarelo, que substituiu a original em prateado metalizado quando deixou a linha de montagem. Em 2024, o veículo foi restaurado à configuração original de fábrica, incluindo pintura e revestimentos interiores pela empresa portuguesa Love My Car.

Segundo a leiloeira SBX Cars, as licitações para este Porsche 911 Cabriolet conduzido por Ayrton Senna já chegaram aos 620 mil euros. Para os colecionadores é mais do que um carro, mas uma referência histórica da história do automobilismo que se pode conduzir.