Porsche 718 elétricos vão ter baterias em posição inovadora

Com o conhecimento adquirido na competição, a Porsche desenvolveu uma travagem mais desportiva para os futuros Boxster e Cayman elétricos, além de uma nova configuração de posicionamento das baterias.

Apesar dos planos de eletrificação da Porsche terem sido revistos, a verdade é que marca já está a preparar o lançamento dos 718 Boxster e Cayman elétricos. Com a mais recente novidade a estar relacionada com as capacidades dinâmicas destes futuros modelos.

Segundo as últimas informações, estes elétricos irão dispor de uma sensação de travagem semelhante à dos modelos de combustão, graças à aplicação do conhecimento adquirido no campeonato mundial de Fórmula E.

Quem o afirma é o próprio Diretor de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Porsche, Michael Steiner, que, numa entrevista à Autocar, explicou o objetivo de garantir que os futuros Boxster e Cayman elétricos ofereçam uma “verdadeira sensação de carro desportivo”.

Tecnologia derivada da competição

Nas suas declarações, Steiner explicou a forma como a marca está a integrar nos veículos de produção os conhecimentos adquiridos no campeonato de Fórmula E.

O diretor técnico atribui o sucesso da Porsche na categoria a “uma fórmula de eficiência”, que possibilitou o desenvolvimento de tecnologias como a travagem regenerativa.

Ao aplicar a mesma máxima de eficiência, a Porsche desenvolveu uma solução que combina um sistema de travagem tradicional com o sistema elétrico de regeneração de forma mais eficiente. Descartando os sistemas de “one-pedal drive”.

O objetivo é oferecer uma leitura mais precisa da travagem, ao mesmo tempo que proporciona mais confiança e controlo aos condutores. Algo que, segundo Steiner, não é possível com um sistema de travagem de apenas um pedal.

O próprio acrescenta que, num sistema “one pedal drive”, a travagem regenerativa retira a influência do condutor no processo, dado que abranda o veículo sem recurso aos discos de travão. Já num sistema de travagem tradicional, ressalva a possibilidade de modular a travagem e adequar as sensações às reações do carro.

“Na nossa opinião, isto é superior a um sistema que faz algo que não se pode controlar”

Michael Steiner, Diretor de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Porsche

Com baterias atrás do condutor

Além de um novo sistema de travagem com regeneração, os futuros 718 elétricos também irão dispor de baterias mais eficientes, graças, mais uma vez, ao know-how adquirido no Campeonato Mundial de Fórmula E.

A tecnologia desenvolvida permite que os carros sejam equipados com baterias mais pequenas, facilitando a sua organização, custo, e, sobretudo, o peso. Ao mesmo tempo, está relacionada com a nova plataforma e-core da Porsche, que irá ser estreada nos 718 elétricos.

A plataforma elétrica foi apresentada em 2021 com o Mission R, protótipo que envergava uma arquitetura de 900 V e uma bateria colocada atrás do condutor, na mesma posição onde se encontra o motor térmico nos 718 a combustão.

Sobre a bateria colocada atrás do condutor, Steiner explica que resulta num melhor equilíbrio para o carro:

“Sentamo-nos mais perto da estrada, o que é uma enorme vantagem em relação a [uma plataforma onde] nos sentamos em cima da bateria. É uma verdadeira sensação de carro desportivo”, afirma o chefe técnico da Porsche.

Nas declarações finais à Autocar, Michael Steiner partilhou já ter conduzido um protótipo do Boxster elétrico, deixando a promessa que “este carro, com a direção bastante direta e uma boa travagem, será uma proposta pela qual vale a pena esperar”.