Publicidade

Polícia inglesa fará testes à visão. aos condutores

Texto: Nuno Fatela
Data: 4 de Setembro, 2018

Procurando com esta medida melhorar a segurança rodoviária, quem falhar os testes à visão da Polícia fica imediatamente sem carta

Provavelmente já apanhou algum susto na estrada em que ficou a pensar que o outro condutor não podia estar bem da vista. Agora, no Reino Unido, os agentes da polícia vão poder fazer testes precisamente para garantir que isso não acontece. A informação foi avançada pelo Telegraph, que explica que esta é uma medida destinada a melhorar os padrões de qualidade dos condutores neste país, em que os automobilistas vão ter de demonstrar a capacidade para ler as letras de uma placa colocada a 20 metros de distância. E as pessoas que não o consigam, é melhor encontrarem boleia ou procurarem os transportes públicos, pois vão ficar imediatamente sem carta.

 

Numa primeira fase, os testes à visão da Polícia serão implementados em Thames Valley, Hampshire e West Midlands, num programa-piloto que visa recolher dados para avaliar se o programa deve ser alargado a todo o Reino Unido. O responsável médico pela entidade que concede as licenças de condução em solo britânico, a Driver & Licensing Agency, explicou os motivos desta medida. Ele indicou que “ter uma boa visão é essencial para guiar em segurança, portanto é verdadeiramente importante que os condutores façam regularmente exames oftalmológicos. A visão pode deteriorar-se com o passar dos anos, portanto qualquer pessoa preocupada com a sua capacidade para ver deve visitar o oftalmologista. Não deve esperar pelo próximo check-up médico”.

 

A Polícia inglesa mostrou-se também a favor da medida, explicando que a incapacidade para ver e reagir rapidamente a situações de perigo “pode ter consequências catastróficas”. Uma associação dedicada aos problemas da visão no Reino Unido, a Vision Express, disse também que a ideia dos testes à visão da Polícia é positiva, pois 2900 acidentes no Reino Unido são causados anualmente por incapacidade de ver os perigos. Mas, simultaneamente, criticou o teste escolhido, indicando que este teste em que a placa com letras é colocada a 20 metros de distância foi criado na Segunda Guerra Mundial, e que desde essa altura os testes oftalmológicos evoluiram bastante.

 

Fonte: Autocar